quinta-feira, 31 de maio de 2007

Em Sintra Museu de Ciência e do Brinquedo abrem portas às crianças

O Museu de Ciência Viva de Sintra vai assinalar o Dia Mundial da Criança, sexta-feira, dia 1 de Junho, com entrada gratuita ao público e distribuição de livros aos mais pequenos.
Na próxima sexta-feira, todos quantos quiserem descobrir jogos de água, colocar os seus reflexos à prova ou desafiar a lei da gravidade podem fazê-lo gratuitamente no Museu de Ciência Viva de Sintra.
“Ritinha”, da escritora Mariana Trigo e ilustrações de João Ramos, é o livro que vai ser distribuído gratuitamente às primeiras 500 crianças que Sábado visitem o Museu de Ciência Viva.
Também o Museu do Brinquedo, em Sintra, abre as suas portas gratuitamente a todas as crianças que o visitarem nesse dia.
Feita ao longo de mais de 40 anos, a colecção deste Museu, pertença da Fundação Arbués Moreira, começou por ser um grande amontoado de brinquedos, sendo hoje um património, extremamente representativo, da História do Homem, único em Portugal.
A diversidade temática patente ao público, vai desde berlindes egípcios, de há dois mil anos; brinquedos e objectos, relacionados com imagem e som, de 1910; figuras de chumbo de circo e quinta; acessórios para instalação de comboio; colecção de automóveis; brinquedos em folha movimentados a corda; barcos de chumbo, até às bonecas Barbie, dos nossos dias. As novas instalações do Museu do Brinquedo têm, também, uma sala com capacidade para oitenta pessoas, equipada para a realização de espectáculos e outras iniciativas dedicadas às crianças.