No próximo dia 25 de Setembro, pelas 16h, no posto de turismo do Cabo da Roca, é assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para estudar os efeitos das alterações climáticas em Sintra, e definir estratégias de resposta.
Saber quais as consequências provocadas pelas alterações climáticas no concelho de Sintra, particularmente na zona costeira, e quais as medidas a adoptar é o objectivo de um estudo que vai ser elaborado pela Faculdade e Ciências da Universidade de Lisboa, cuja coordenação científica ficará a cargo do Prof. Filipe Duarte Santos.
Pioneira a efectuar um estudo desta natureza, a Câmara Municipal de Sintra pretende com este "Plano Estratégico para o concelho de Sintra face às Alterações Climáticas", fazer a análise do impacto ambiental das alterações climáticas, tendo em vista a melhor eficácia dos sistemas de prevenção e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, face aos problemas que poderão ocorrer no futuro em Sintra.
O Prof. Filipe Duarte Santos, cientista e coordena vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais (sendo actualmente o investigador-coordenador do Projecto "Climate Change in Portugal. Scenários, Impacts and Adaptation Measures", terá a coordenação científica dos trabalhos com o objectivo de identificar estratégias de acção para a prevenção, controlo e minimização dos impactes provocados.
Neste Plano serão estudados cenários para o território de Sintra, nomeadamente nas vertentes sócio-económicas, climáticas, oceânicas e hídricas, zonas costeira, rural e urbana e parque natural.