Será construída, no prazo de 120 dias, uma passagem superior pedonal na estação de Massamá. Na sequência de ausência de resposta ao concurso público que a REFER lançou para a construção desta obra, a empresa procedeu a uma adjudicação directa, no passado dia 17 de Setembro, à empresa MTR - Gestão, Consultadoria & Comércio. A obra terá um custo de 248.989 euros.
A passagem superior pedonal ficará localizada à entrada da Estação de Massamá/Barcarena, a título provisório, e pelo período de duração dos trabalhos inerentes à obra da quadruplicação da linha de Sintra e remodelação das Estações de Massamá/Barcarena e Cacém.
Trata-se duma estrutura metálica com 2 metros de largura, que vai vencer um vão de cerca de 30 metros, correspondente à largura da futura via quádrupla. Os seus acessos serão assegurados por rampa do lado de Massamá e escadas e elevador do lado de Tercena. Toda a passagem, incluindo os acessos, ficará dotada de coberturas e de protecções laterais, bem como de iluminação pública.
O pavimento será revestido por material antiderrapante, e tanto as escadas como as rampas irão dispor de faixas com diferenciação de textura e cor contrastante (amarela) relativamente ao pavimento adjacente.
De modo a evitar o atravessamento da via nesse troço, será prolongada a guarda existente, em ambos os lados da via, entre os cais de passageiros e a passagem superior pedonal referida.
Ficam, assim, asseguradas, em boas condições de conforto e segurança, os atravessamentos desnivelados na Estação de Barcarena, garantindo-se as acessibilidades dos utentes com mobilidade reduzida.