domingo, 16 de dezembro de 2007

Eleições ficaram marcadas por agressão entre listas

Lista "A" ganhou com 50,4% dos votos

Realizaram-se ontem, sábado dia 15 de Dezembro, as eleições para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém (ABVAC). A lista "A" encabeçada por Luís Silva, presidente da Casa do Benfica de Agualva-Cacém e antigo comandante e director do ABVAC, venceu com 419 votos, uma diferença de 7 votos para a lista "B".
O acto eleitoral surgiu na sequência de desentendimentos sobre a forma de conduzir os destinos da instituição, entre a anterior direcção e o Comando Operacional. Durante vários meses houve mesmo troca de acusações. Já em Outubro deste ano, João Arrenega, actual comandante dos Bombeiros, em entrevista ao Correio da Cidade, descrevia o ambiente no interior da corporação. O Comandante afirmava que, "posso dizer que o ambiente (entre a direcção e Comando Operacional), não é o melhor, tem havido, grandes dificuldades. Este ano tem sido um ano terrível nessa matéria", sublinhava. Vivia-se assim um clima de guerrilha no interior da instituição e João Arrenega confessava mesmo que os contactos com a direcção eram o "mínimo dos mínimos".
Os Bombeiros foram a eleições e Luís Miguel Batista, anterior presidente da direcção, perdeu o acto eleitoral.
Ao contrário do que seria de esperar as eleições parecem não ter pacificado o ambiente. A forte participação, a troca de acusações de ingerência do Partido Comunista no processo eleitoral, a vitória tangencial da lista "A", e os incidentes na noite que antecedeu as eleições podem ter deixado os Bombeiros ainda mais divididos.
Apesar disso Luís Silva afirma que, "quero pacificar a atmosfera, existe muito ódio entre as pessoas, mas isso vai ter de ser resolvido com o tempo".
PCP APOIOU LISTA A
Antes do acto eleitoral o PCP em Sintra emitiu um comunicado em que apelava ao voto na lista "A". Luís Miguel Batista, anterior presidente da direcção, afirmou ao CORREIO DA CIDADE ser esta situação uma clara ingerência partidária na vida interna dos Bombeiros. "Esta situação é totalmente contrária aos estatutos dos ABVAC", recordou. Luís Silva, admitiu a existência desse comunicado, mas considerou que, "prejudicou mais do que beneficiou a lista "A"". O actual presidente da direcção da ABVAC confessou mesmo que nunca pertenceu nem foi simpatizante do PCP.
INCIDENTES ANTES DAS ELEIÇÕES
Foram várias as centenas de cartazes colados na cidade pelas listas "A" e "B" durante o processo eleitoral. Esta situação originou troca de acusações de cartazes danificados entre as listas concorrentes. Mas na última noite o caso tornou-se mais sério. Responsáveis da lista "B" contam que nessa noite, durante a colagem de cartazes, foram vigiados por um carro. "De repente saiu um apoiante da lista "A" de dentro do carro e agrediu, com um bastão de basebol dois colegas meus". Um dos agredidos, João Cruz, deu entrada na unidade de politraumatizados do Hostipal de São José à uma da manhã, tendo sido transferido para o Hospital Amadora-Sintra no sábado e está fora de perigo. João Cruz apresentava uma fractura facial. Rui Ramos, membro da CDU da Assembleia de Freguesia de Agualva e apoiante da lista "A", entendeu o incidente como resultado, "do esticar da corda da lista "B" que andou a arrancar cartazes". Jorge Trigo, apoiante da lista "B", considera que, "nada pode justifica essas agressões".

RESULTADOS
Número de votos:
Lista A - 419
Lista B - 412
Brancos - 2
Nulos - 8
Total - 841
Percentagens:
Lista A - 50,4%
Lista B - 49,6%

LISTA A
Assembleia Geral

-Presidente - João Francisco Falcato Rocha - Vice-Pres. Ass. Portuguesa Amigos Deficientes Profundos
-1º Secretário - António Marques Rodrigues - Presidente da Federação Portuguesa de Dadores de Sangue
-2º Secretário - Rui Marques Ramos - Membro da Assembleia de Freguesia de Agualva
Direcção
-Presidente - Luís Marcos Pereira da Silva - Ex. Comandante e director da ABVAC
-Vice-Presidente - Adriano de Oliveira Borges - Ex. director da ABVAC
-Vice-Presidente - Maria Fátima S. M. Feliciano - Ex. director da ABVAC
-Vice-Presidente - Cmdt. Pedro Mário Gonçalves Silva - Comandante do Quadro de Honra da ABVAC
-Secretário - Célia Maria da Silva Almeida - Advogada
-Tesoureiro - Eliseu de Jesus - Gestor
-1º Vogal - João Gil Horta - Ex. director da ABVAC
-2º Vogal - Joaquim Miranda Andrade - Empresário
-3º Vogal - José Carlos Dias Caldas - Empresário
-1º Suplente - Maria da Graça Carreto Lacerda - Dirigente Associativa
-2º Suplente - José Mação Ferreira Parente - Dirigente Associativa
-3º Suplente - João Silva Torres - Ex. director da ABVAC
-4º Suplente - Maria Madalena Nogueira - Secretária
Conselho Fiscal
-Presidente - Maria da Graça T.A. Rodrigues - Deputada da Assembleia Municipal
-Vice-Presidente - Henriques Jorge Aires da Silva - Ex. Vice-presidente do Concelho Fiscal do ABVAC
-Relator - Henrique Jorge Aires da Silva - Ex. Vice-presidente da Assembleia-geral do ABVAC
-1º Vogal - Maria do Rosário M.C. Realinho - Técnica Oficial de Contas
-2º Vogal - João António Ascensão Roseiro - Dirigente Associativo



Edição do Correio da Cidade de Agualva-Cacém