segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Suspeito de mortes em Rio de Mouro capturado

O suspeito de ter morto dois jovens na noite de domingo em Rio de Mouro, naquilo que aparentemente foi um ajuste de contas entre dois gangs, já foi capturado, segundo fonte policial.
Dois jovens morreram baleados, na noite de domingo às 21:30, em frente à estação de comboios, após um alegado ajuste de contas entre gangues de Rio de Mouro e do Cacém.
Fonte policial adiantou à Lusa que o alegado autor dos disparos já foi capturado, remetendo quaisquer declarações para a Polícia Judiciária.
Tudo aconteceu durante o jogo de futebol Sporting-Porto, e que por essa razão a rua se encontrava praticamente vazia, e que apenas dois cafés estavam abertos.
"Às 21:30 vimos um homem que passou aqui a correr e que já tinha levado um tiro. Quando caiu na esquina em frente à estação vimos mais 3 a correr, que o tentaram ajudar para entrar num táxi", disse à Lusa um trabalhador de um dos poucos cafés abertos àquela hora.
A população refere diferentes motivos para este crime:
"O pessoal de Rio de Mouro foi ao Cacém e roubou um chapéu e eles vieram cá resolver a questão", disse um dos moradores.
"Dizem que começou na Serra das Minas, depois foram para a Rinchoa e mais tarde vieram para aqui [Rio de Mouro] onde acabaram por fazer estas mortes", adiantou outra das moradoras.
Outra moradora, que não se quis identificar com medo de represálias, adiantou à Lusa que após os tiros muitos moradores foram às suas janelas para ver o que aconteceu, e que se depararam com um grupo de jovens em volta de um outro já deitado no chão.
"Ouvi três tiros e quando vim à janela vi um corpo no chão e muita gente à sua volta. Notava-se que eram amigos dele porque estavam muito revoltados aos pontapés às portas e aos carros e a pedirem às pessoas, que estavam às janelas de suas casas, para chamarem uma ambulância", adiantou à Lusa uma moradora da zona, que não se quis identificar com medo de represálias.
Esta moradora acrescentou que saiu à rua "após ouvir os gritos da mãe e das irmãs" de uma das vítimas e que só então viu o "outro corpo caído mais à frente".
Outro morador disse que "após ouvir os tiros saiu à rua para ver o que se passava" e só encontrou um jovem caído no chão já sem vida. Para este morador deveria "haver mais polícia na rua para precaver estas situações".
"Chega-se ao fim do dia e já tenho medo de sair à rua. Esta malta jovem anda por aí só a roubar", referiu.
O trabalhador de um dos estabelecimentos abertos à hora do crime lançou o alerta às autoridades, que chegaram ao local "quinze minutos depois"
"A polícia levou 8 pessoas. Só visto, vedaram a zona toda e foi um aparato policial muito grande", adiantou.
LUSA/CC