quinta-feira, 20 de março de 2008

Amadora-Sintra passa para o Estado

O primeiro-ministro afirmouontem que o Hospital Amadora-Sintra será uma entidade pública empresarial a partir de 2009 e que o concurso para o Hospital de Todos os Santos em Lisboa será lançado já em Abril.
Falando na Assembleia da República, José Sócrates defendeu que o Governo tem uma orientação "clara" sobre as parcerias público-privadas nos hospitais.
"As parcerias público-privadas são úteis para a construção; a gestão hospitalar, essa, deve permanecer pública", sustentou.
Numa crítica implícita aos governos PSD/CDS, o primeiro-ministro declarou que, "ao contrário de outros", o seu executivo teve "o sentido de responsabilidade de cumprir os contratos que já estavam em curso".
"Para não fazer o país perder mais tempo, mantivemos os termos dos concursos de quatro novos hospitais, em parcerias público-privadas, que já haviam sido lançados. Mas todas as novas parcerias lançadas já por este Governo obedecem à separação clara entre o que é construção (que pode ser privada) e o que é gestão (que deve ser pública)".
Neste contexto, o primeiro-ministro adiantou então que o Governo decidiu passar o Hospital Amadora-Sintra para a gestão pública, quando terminar no final deste ano o contrato de gestão privada.
"Esta decisão não significa nenhuma menorização da participação da iniciativa privada na organização e prestação de cuidados de saúde", começou por apontar o primeiro-ministro.
No entanto, de acordo com Sócrates, "não há nenhuma razão para que o modelo de hospitais EPE (entidade pública empresarial), que tem tido resultados positivos, não se aplique também ao Hospital Amadora-Sintra".
CC com LUSA