segunda-feira, 3 de março de 2008

REFER insulta cidadãos de Agualva-Cacém

A Comissão de Utentes da Linha de Sintra (CULS) acusa responsáveis da REFER de utilizarem, numa reunião realizada a 22 de Fevereiro, argumentos «insultuosos em relação aos cidadãos da Cidade de Agualva-Cacém, e tanto mais acintosos e graves por virem da boca de pessoas que foram eleitas por esses mesmos cidadãos para os cargos que actualmente ocupam».
A CULS tem vindo a propor a construção urgente de passagens desniveladas e a defender que, enquanto estas não forem postas ao serviço dos utentes, a velocidade dos comboios sem paragem nas referidas estações deveria ser reduzida para 30 km/h. Por outro lado, propõem a colocação de guardas no local de atravessamento para segurança dos utentes. A medida, colocação de guardas, é subscrita pelas Juntas de Freguesia e Câmara Municipal de Sintra, mas durante a reunião de 22 de Fevereiro, a REFER considerou que, «nem que os guardas estivessem acompanhados de cães rottweiller ou armados teriam possibilidade de fazer o seu serviço com eficácia, porque haveria sempre utentes que inviabilizariam a sua intervenção, havendo até a possibilidade dos guardas serem agredidos».
A CULS considera que, «quem inviabiliza tais medidas, e com tão inqualificáveis argumentos, desrespeita a esmagadora maioria dos utentes, cidadãos de pleno direito, trabalhadores e pessoas de bem».
A REFER não se mostrou disponível para reagir a este comunicado.