segunda-feira, 7 de abril de 2008

CUSCS: As promessas não cumpridas na saúde

A Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde do Concelho de Sintra (CUSCS) criada no passado dia 7 de Março conta com mais de três dezenas de utentes do concelho. Segundo o seu porta-voz António Carrasco, esta comissão "nasce devido ao facto da população em geral considerar que existem lacunas gravíssimas no que diz respeito a cuidados de saúde no concelho de Sintra" e assim sendo, a CUSCS, "procura contribuir com a sua acção, na ajuda para a resolução dos problemas de saúde no concelho". Sendo ainda muito recente, a Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde do Concelho de Sintra, pretende contribuir para que os utentes sintam que têm possibilidade de fazer chegar a sua voz às entidades responsáveis. Como problemas essenciais que devem ser resolvidos no concelho de Sintra, a Comissão aponta as promessas não cumpridas, de abertura de alguns centros de saúde no concelho, a criação das Unidades de Saúde Familiar, a gestão do Hospital Amadora-Sintra e o novo Hospital de Sintra.

Centros de Saúde: Uns em "vãos de escada", outros por abrir
António Carrasco, porta-voz da Comissão diz que existe em várias freguesias do concelho um défice de instalações de Centros de Saúde. Agualva e Mem Martins são locais que têm há muito tempo a promessa de construção de novas instalações, mas que até hoje não passam disso mesmo, promessas. Com o passar dos anos a densidade populacional destas freguesias aumentou muito e as instalações de saúde existentes tornaram-se insuficientes. Outro caso, este já a assumir um papel caricato é o do "novo" Centro de Saúde de Massamá. As novas instalações estão prontas há dois anos para serem abertas ao público mas continuam fechadas por "motivos que assumem um carácter surrealista", afirma António Carrasco. A extensão de Belas do Centro de Saúde de Queluz funciona num edifício sem condições, com uma "sala de espera mínima que quando está cheia faz com que as pessoas tenham que esperar na rua e com gabinetes de atendimento no segundo andar, tendo como único acesso uma escada, o que para pessoas idosas ou com problemas de movimento é impensável".

Unidades de Saúde Familiar
Outra das questões colocadas a António Carrasco está relacionada com as Unidades de Saúde Familiar. Para o porta-voz da CUSCS, estas unidades podem vir a ser muito úteis, desde que "não se retirem profissionais dos Centros de Saúde para os colocar nas Unidades de Saúde Familiar". António Carrasco entende que qualquer reorganização que tenha em vista melhorar os serviços é "bem-vinda".

Muitos utentes para poucos médicos
Segundo os dados de 2006 da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo estavam inscritos nos Centros de Saúde de Sintra (6 Centros de Saúde e 17 extensões) cerca de 390 mil utentes, dos quais 85 mil não tinham médico de família. Em Sintra existem 173 médicos e 175 enfermeiros, o que resulta num rácio médico-utente de 2257 utentes para cada médico. António Carrasco considera estes números dignos de um país subdesenvolvido, sendo esta outra batalha pela qual a CUSCS se bate.

Manifestação a 5 de Abril
A CUSCS, organizou sábado, dia 5 de Abril, pelas 15 horas, a 1ª Marcha Pela Saúde. Com início junto ao Centro de Saúde de Queluz, terminou no Hospital Amadora-Sintra. A comissão de utentes acredita que, sendo este um direito pelo qual toda a população deve lutar, a marcha não podia senão ter tido uma grande mobilização. A iniciativa como lema, "Melhor saúde em Sintra, um direito de todos para todos", pretendeu dar voz aos problemas da saúde no concelho. [documento aprovado no final da iniciativa]

Novo Hospital de Sintra
Os dedos de uma mão não chegam para contar as promessas feitas relativamente à construção do novo Hospital de Sintra. António Carrasca faz inclusivamente questão de as enunciar:
-11 de Março de 1999: Anunciado por António Guterres: "Novo Hospital de Sintra em 2003"
-Diário Económico (3 de Agosto de 1999): "Ministério negoceia com José Manuel de Mello. Concelho de Sintra vai ter novo Hospital"
-Jornal de Notícias (16 de Dezembro de 1999): "Hospital de Sintra arranca em 2000. A garantia foi dada por Edite Estrela na sessão da Assembleia Municipal"
-Jornal Público (29 de Janeiro de 2003): "Hospital de Sintra quase certo junto à Escola Nacional de Bombeiros. Ideia inicial de erguer unidade junto à estação da Portela foi abandonada"
-Euronotícias (13 de Junho de 2003): "Braga, Sintra e Algarve são os Hospitais para 2004"
-Notícias da Manhã (4 de Janeiro de 2007): "Ministério da Saúde anuncia novo Hospital em Sintra. Unidade a gerir por privados".
Já este ano, em Janeiro, o Ministro Correia de Campos promete também um novo Hospital em Sintra. A Comissão de Utentes pergunta: Então para quando um novo Hospital para o segundo maior concelho do pais em termos populacionais?


Publicado nas edições do Correio da Cidade
Hugo Calado com Filipe Miguel