quarta-feira, 21 de maio de 2008

Milhares de fósseis em Sintra

Milhares de fósseis estão cada vez mais perto de ver a luz do dia, com o Museu de História Natural de Sintra já em fase de instalação, após a adjudicação do projecto de Musealização, num antigo edifício do Sec. XIX na Rua do Paço, em pleno Centro Histórico da Vila de Sintra.
Nele, vai estar exposta ao público uma exposição permanente, cuja génese nasce das mãos do coleccionador Miguel Barbosa e de sua mulher Fernanda Barbosa que, durante cerca de 50 anos, reuniram um acervo único de milhares de fósseis de valor cultural e científico incalculável.
Este Museu vai contar, para além da Sala de Exposição Permanente, com uma Sala de Exposições Temporárias preparada para receber mostras e eventos diversos, com uma Reserva e Laboratório para o tratamento e estudo das peças, com uma pequena Biblioteca especializada e ainda com uma Loja e uma Cafetaria.
O espaço expositivo irá ter uma apresentação dinâmica, recorrendo a concepções de mobiliário e equipamento assentes na modernidade, jogando, ainda, com o recurso às novas tecnologias.
Dentro do mesmo espírito, irá ser concebido o Serviço Educativo que irá contar a história do nosso planeta, que começa com a formação da Terra Primitiva e as mutações que esta sofreu ao longo de milhões de anos no decorrer das diferentes Épocas Geológicas, desde o Pré-Câmbrico ao Quaternário, mostrando toda a evolução da vida através das Colecções Municipais de Paleontologia, Mineralogia, Malacologia e Petrografia oriundas das mais diversas partes do mundo.