sexta-feira, 23 de maio de 2008

Teatroesfera: "em Chamas"

O Teatroesfera vai estrear a 12 de Junho a peça Em Chamas, de Charlotte Jones, uma encenação de Rui Luís Brás.
Rui Luís Brás que o grande público conhece bem e recebe regularmente em suas casas sob a capa de "Leonardo Ventura" da telenovela Vingança, ou "Maurício" em Resistirei, ou ainda o marcante "Alves dos Reis", ou num registo mais cómico no "Programa da Maria", entre muitos outros.
Este actor/encenador/formador iniciou o seu percurso conquistando vários prémios de actor revelação (1988/89) e desde aí tem desenvolvido o seu trabalho marcando com êxito e rigor tudo o que faz.
Com Em Chamas, de Charlotte Jones, o público pode agora assistir à sua faceta como encenador (maestro de um "concerto" onde dirige actores, imprime a sua alma a um texto e marca o andamento a espectáculo teatral revelando-o em obra de arte.)


EM CHAMAS
Em Chamas é uma peça brilhante e inventiva de Charlotte Jones, um trabalho original que mistura o passado e o presente, o humor e a dor, a compaixão e a ironia; uma escrita forte, poética e letalmente divertida.
Os corações ateiam-se quando histórias e segredos de família se revelam, e o passado e o presente colidem.
2008: Alex, de 36 anos, charmosa, com um bom emprego e amigos leais, divide o seu apartamento com uma amiga neurótica, tem uma mãe doente que diariamente visita mas que não sabe quem ela é, e um relacionamento com um homem casado que é corretor de futuros mas não lhe garante o presente. 1908: Ascendentes de Alex: Clara ingénua e desajustada e a sua irmã Viv, apaixonada e sonhadora que escapam ao domínio de uma avó religiosa e autoritária, e sucumbem ao encantamento de um quebra-corações itinerante.
Uma visão polémica do decorrer de um século que aparentemente trouxe ás mulheres mais oportunidades, progresso e uma independência que estas até então não tinham experimentado. Nesta peça, Charlotte Jones mostra-nos com graça e sensibilidade como aos seus olhos as mulheres de hoje ainda se encontram numa posição frágil e submissa nas suas relações com os homens.