Os vereadores do Partido Socialista de Sintra anunciaram a entrega dos pelouros que detêm na Câmara Municipal de Sintra. O anúncio feito em conferência de imprensa, realizada hoje às 11h no Palácio Valenças, contou com a presença dos 4 vereadores socialistas, João Soares, Rui Pereira, Domingos Quintas e Eduardo Quinta Nova.
Os socialistas consideram que o incidente que ocorreu ontem na reunião de Câmara colocou em causa as condições políticas para permanecerem no executivo camarário com pelouros delegados. O PS considera que a sua liberdade e dignidade foram colocados em causa depois de Fernando Seara ter retirado um dos pelouros a um vereador socialista. Após Eduardo Quinta Nova, na qualidade de vereador com o pelouro da Defesa do Consumidor, ter apresentado uma proposta em que se ponderava “uma possível suspensão da taxa de disponibilidade” cobrada na factura da água dos SMAS de Sintra, Fernando Seara rejeitou a ideia considerando que ainda não se tinham realizado eleições intercalares. O vereador socialista afirmou então que se tal tivesse acontecido talvez Fernando Seara já não fosse presidente. As afirmações do autarca precipitaram uma reacção de Seara que informou que assim sendo assumia o pelouro da Defesa do Consumidor. Esta azeda troca de palavras originou o fim de um acordo que durava desde as últimas eleições autárquicas.
O CORREIO DA CIDADE tentou obter uma reacção do presidente da Câmara, mas Fernando Seara tem recusado prestar qualquer declaração sobre o assunto.