terça-feira, 3 de março de 2009

"Avalanche" de pessoas esgota senhas na abertura extensão de saúde São Marcos

Mais de cem pessoas esgotaram hoje de manhã em pouco tempo as senhas de atendimento na extensão de saúde de São Marcos, Sintra, que abriu hoje ao público, para se inscreverem nas listas dos seis médicos de família disponíveis.
A meio da manhã, pelas 10:00, já algumas pessoas recebiam a informação por parte do segurança no local de que as senhas para a inscrição na extensão de saúde de São Marcos estavam esgotadas.
Dada a "avalanche" de pessoas que chegava ao local, o desânimo foi tomando conta do ambiente.
Morador na Encosta de São Marcos, José Martins, 66 anos, sabe bem como custa a deslocação às 05:00 em direcção ao Centro de Saúde do Cacém para conseguir uma consulta com um médico “sempre diferente” de cada vez que lá vai.
“Já não tenho médico de familia há dois anos. Vim hoje à abertura da extensão de saúde para ver se conseguia passar a ser utente cá”, disse, ao mesmo tempo que mostrava a sua insatisfação pelo facto de ter que voltar noutro dia.
António Calado, 60 anos, teve conhecimento da abertura da unidade de saúde através de uma mensagem escrita que a Junta de Freguesia de São Marcos enviou a muitos outros moradores.
“Mandaram-me um SMS a dizer que abria hoje. Agora, como as senhas terminaram, tenho que voltar amanhã”, lamentou.
Às 10:45, enquanto António Calado deixava o edifício chegava Maria Augusta Silva, esperançada em conseguir transferir a sua ficha do Centro de Saúde do Cacém para esta unidade mais próxima da sua casa.
“O facto de ter que ir de autocarro para o Cacém leva-me a escolher a extensão de São Marcos. Vai facilitar-me a vida e ao meu marido”, disse esta utente, adiantando que teve conhecimento da abertura hoje de manhã quando se deslocou a uma padaria perto do local.
A extensão de saúde de São Marcos vai ter capacidade para atender cerca de 11 mil utentes, quando, segundo o coordenador, Jorge Caixinhas, “atingir o limite máximo de recursos humanos com oito médicos, oito enfermeiros e sete administrativos”.
“Para já vamos abrir com seis médicos, sete enfermeiros e cinco administrativos. Teoricamente o calculo será de 1.700 utentes por médico”, disse o responsável.
“O preenchimento das listas começou às 08:00, e muito rapidamente iremos ter de uma forma activa o preenchimento das vagas que a unidade disponibiliza”, referiu.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia de São Marcos, Nuno Anselmo, esta obra esteve “atrasada, mas o que importa é que abriu e está a servir a população”.
“A obra começou em 2006 e esteve parada algum tempo por causa dos processos da especialidade quando a obra já estava em curso. Estima-se que a população de São Marcos, que atinge os 20 mil, seja coberta por esta extensão de saúde até porque muitos têm médicos de familia noutros centros de saúde aqui ao redor e não pretendem mudar”, referiu.
O autarca espera agora que “termine aquela peregrinação às 05:00 para o Centro de Saúde do Cacém para marcar uma consulta”.

jreis@correiodacidade.net