sexta-feira, 17 de abril de 2009

Monte Abraão: Desabamento de tecto numa sala de professores

Três a quatro docentes da Escola Básica 1/Jardim de Infância de Monte Abraão, no concelho de Sintra, ficaram hoje ligeiramente feridas devido ao desabamento do tecto da sala de professores, disse a presidente da Junta (na foto).
Segundo Fátima Campos, o tecto caiu minutos depois das 13:00, na hora de almoço, e a entrada das forças da segurança no estabelecimento, inaugurado "há pouco mais de um ano, exigiu o arrombamento dos portões, que "não estavam a funcionar" devidamente.
"Desde sempre que ando a alertar a Câmara para as várias situações de risco desta escola, como diversas infiltrações e os portões que mal abrem, mas teve de acontecer um incidente destes para se perceber o problema. Acompanhei toda a obra e foi feita muito rapidamente, a correr", afirmou a responsável.
Fátima Campos adiantou que as professoras feridas foram transportadas por precaução para o Hospital de São Francisco Xavier, não havendo registo de quaisquer ferimentos entre os cerca de 160 alunos da escola.
"As crianças ficaram foi em pânico, primeiro com o barulho e depois por verem as professoras feridas nas macas, com colares cervicais", contou.
Fátima Campos adiantou que as crianças, maioritariamente entre três e dez anos, estão a ser acompanhadas por três psicólogas.
Cerca das 14:00, permaneciam no estabelecimento alguns alunos, aguardando a chegada dos pais.
A presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão explicou que ainda é cedo para decidir quando é que a escola será reaberta tendo defendido que as aulas não podem recomeçar na próxima segunda-feira.
"Primeiro a escola tem de ser toda corrigida e tem de haver uma fiscalização a sério", referiu.
LUSA