segunda-feira, 11 de maio de 2009

“Geometria, Depuração e Silêncio” de Maluda

“Geometria, Depuração e Silêncio” é o tema da primeira grande exposição da pintora Maluda realizada após a sua morte, onde podem ser vistas obras que cobrem mais de 40 anos de actividade de uma das mais importantes artistas portuguesas do Sec. XX. A inauguração realiza-se dia 9 de Maio na Galeria Municipal de Sintra.
Grande parte das obras apresentadas nesta exposição nunca foram expostas. Aliás, algumas nunca tinham saído da esfera familiar, como é o caso de quatro naturezas mortas. Além destas obras inéditas e ainda de alguns dos seus primeiros quadros, podemos encontrar trabalhos que cobrem toda a actividade da pintora nas várias categorias em que se destacou: retrato, paisagem urbana, natureza morta, janelas e obra gráfica.
Maluda morreu a 10 de Fevereiro de 1999. Ao longo de 2009 assinala-se o 10º aniversário com várias iniciativas: além da edição de um catálogo com a obra completa da artista, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, irão realizar-se duas grandes exposições – esta, em Sintra e outra, retrospectiva, na Assembleia da República (de 26 Junho a 30 Agosto).
Maluda é, indiscutivelmente, uma das pintoras portuguesas mais célebres da segunda metade do século XX. De estilo inconfundível e inigualável, as suas obras expressam formas figurativas e abstractas, que nos estimulam e animam o espírito.
Baseando-se na arquitectura, Maluda encontrou na paisagem urbana um desafio fascinante, elegendo a geometria como principal ferramenta de construção de muitas das suas obras. Pintou janelas, telhados, retratos...pintou Sintra maravilhosamente, o Palácio Nacional da Pena, que ficará imortalizado na história dos CTT Correios ao ser transformado em selo para uma edição comemorativa da elevação de Sintra a Património da Humanidade pela UNESCO.
A exposição ficará patente ao público até ao próximo dia 21 de Junho.

Galeria Municipal de Sintra
Edifício do Turismo
Praça da República, nº 23
2710-616 Sintra
Tel. 21 923 87 28
Horário: Ter-Sex : 9h00/12h00 e 14h00/18h00. Sab, Dom e Feriados: 14h30/19h00


Informação da CMS