segunda-feira, 27 de julho de 2009

Queluz: A cidade que não festeja o seu aniversário

A cidade de Queluz não festejou o 12º aniversário da sua elevação a cidade. Segundo apurou o Correio da Cidade esta situação deve-se ao facto das três freguesias da cidade estarem de costas voltadas, não se entenderem quanto à escolha do local de realização das festividades e no caso de Massamá “não reconhecer essa identidade”.
Segundo o presidente da junta de Massamá, Pedro Matias a questão da identidade da freguesia com a cidade de Queluz está ultrapassada. “Em Massamá, se perguntar às pessoas elas não reconhecem essa identidade de pertença à cidade de Queluz. Era importante há uns anos, nos anos 80, mas neste momento as pessoas vivem perfeitamente desligadas, identificam-se no concelho mas duvido que se identifiquem com a cidade de Queluz. Não reconheço essa identidade. As comemorações são perfeitamente autónomas e cada um comemora o seu aniversário”.
Segundo a presidente da junta de freguesia de Monte Abraão, Fátima Campos, “faria todo o sentido que houvesse festas conjuntas”, iniciativa que “deveria partir sempre por parte da freguesia de Queluz, uma vez que é a freguesia mãe”. “Propus ao presidente de Queluz fazer a festa conjunta e ele nunca nos respondeu. Além de não nos responder nem ele próprio comemora a elevação da vila a cidade. Ele faz tudo sozinho. Como não está a tempo inteiro e só vai à junta à noite, não vive a cidade nem a freguesia”, disse a presidente da junta de freguesia de Monte Abraão.
Para o presidente da junta de Queluz, António Barbosa de Oliveira, seria importante fazer uma cerimónia global que comportasse as três freguesias. “A cidade de Queluz tem três freguesias e não havendo câmara não é possível fazer uma festa em conjunto porque cada presidente quer fazer uma cerimónia no seu local. Já propus no passado que se fizessem no campo do Real para assinalar esta data. Perante esta divergência de opinião eu não consigo fazer com que haja uma cerimónia global. Enquanto não houver município as cerimónias não serão globais”, disse.
Quanto às celebrações da freguesia de Queluz, António Barbosa de Oliveira referiu que a junta “as faz coincidir em Setembro com a prova de atletismo. Esta data não coincide com a criação da freguesia nem com a elevação de Queluz a cidade”, disse o autarca.

Próxima edição do Correio da Cidade de Queluz
jreis@correiodacidade.net