quarta-feira, 1 de julho de 2009

Sucata no meio da Tapada das Mercês

Os moradores da Rua Florbela Espanca na Tapada das Mercês estão revoltados com a presença de uma sucata junto aos prédios onde residem, situada na parte superior de um bloco de garagens, e denunciam “poluição ambiental e o barulho” com o qual convivem diariamente.
Susana F., moradora na Tapada das Mercês há catorze anos, mostrou ao Correio da Cidade a sucata que começou a crescer naquele local há sensivelmente um ano e que está a revoltar os moradores.
“Estão ali 28 carros batidos e enferrujados. Já expus a situação à PSP e à Policia Municipal e continuo à espera de resposta”, disse a moradora.
No local é visível a presença de várias viaturas batidas e “entulhadas” num patamar, que constitui o terraço de um bloco de garagens. Os moradores adiantaram que estas viaturas são levadas para este sítio através de reboques.
Para Susana F. a instalação destas viaturas por cima de um bloco de garagens contribui para a degradação deste local que, há catorze anos atrás “era muito mais apelativo para as pessoas”, uma vez que “em vez de prédios altos tinha vista para a Serra de Sintra”.
“O facto dos carros estarem ali é problemático. Durante a noite um grupo de vinte miúdos costuma ir lá para dentro dos carros para consumir droga. Já chamei a PSP por diversas vezes e, embora este grupo tenha deixado de lá estar, agora voltaram novamente”, disse, acrescentando desconhecer se esta “sucata é ou não ilegal”.
Esta moradora vai juntar-se aos outros residentes e criar um abaixo-assinado para que os carros sejam demovidos daquele local. “Isto é normal ver-se em terrenos fora dos aglomerados urbanos, agora numa zona residencial é impensável”.
Os residentes da rua Florbela Espanca ponderam ainda participar na próxima reunião pública do executivo da câmara de Sintra, de forma a expor e “denunciar” este caso.
Contactado pelo Correio da Cidade, o presidente da junta de freguesia de Algueirão-Mem Martins, Manuel do Cabo, adiantou desconhecer a existência desta sucata entre prédios.
“Não tenho conhecimento mas amanhã [dia 1 de Julho] vou lá e vou activar a Policia Municipal”, disse o autarca.

Publicado na última edição do Correio da Cidade
jreis@correiodacidade.net