segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Autárquicas 2009: O dia em que nada mudou em Sintra

Os resultados eleitorais da última noite elegeram novamente a Coligação Mais Sintra para mais quatro anos de mandato. Nova maioria absoluta, novos seis vereadores, novas 13 juntas de freguesia lideradas pelas cores de Fernando Seara, o primeiro presidente da câmara de Sintra a ser eleito três vezes. Alguns dirão que já se adivinhava este cenário, mas poucos esperavam os resultados que o Bloco de Esquerda atingiu em Sintra. O candidato André Beja, depois de quatro anos de oposição na Assembleia Municipal viu, contra todas as expectativas, descer as votações no seu partido comparativamente com as eleições de 2005.
Fernando Seara pede para que se “arregacem” as mangas e todas as cores partidárias ajudem a governar a câmara. Ana Gomes responsabiliza os media pela falta de cobertura da sua campanha. Baptista Alves mantém o seu cargo de vereador pela CDU. André Beja sai da Assembleia Municipal, não é eleito para o tão esperado cargo de vereador, arriscando-se a “desaparecer” da vida política do município.
Com a abstenção a atingir os 53 por cento, a Coligação Mais Sintra elegeu 15 deputados municipais, contra 12 do PS, 4 da CDU e 2 do Bloco de Esquerda, mantendo-se Ângelo Correia como presidente deste órgão autárquico.