A reabertura da circulação rodoviária na CREL não tem ainda data definida, uma vez que continuam a deslizar terras para a auto-estrada “a uma velocidade de cinco centímetros por hora”.
“Continuam a deslizar terras para a plataforma da via a uma velocidade de cinco centímetros por hora. Pode piorar se chover”, disse aos jornalistas Isabel Gonzales, responsável pela direcção dos trabalhos.
O porta-voz da Brisa, Franco Caruso, adiantou que “neste momento, dada a complexidade da situação, é prematuro dar um prazo” para a reabertura da circulação automóvel. “Estamos a fazer trabalhos de contenção do deslizamento de terras e a remoção das mesmas. A situação não está ainda estabilizada”, disse.
Sem adiantar os nomes dos proprietários dos terrenos de onde a terra desabou, o representante da concessionária disse que a empresa irá reclamar e fazer valer os seus direitos junto dos donos.
“Os terrenos têm proprietários a quem vão ser reclamadas eventuais responsabilidades que estejam relacionadas com o esforço financeiro bastante importante que a Brisa está a fazer para preservar o trecho de auto-estrada afectado, para travar o deslizamento, que se mantém instável, e eventualmente para fazer trabalhos de contenção destinados a prevenir novo deslizamento”, referiu.
No local encontram-se hoje à tarde dez escavadoras, uma pá carregadora e dois tractores de escavação.
Diariamente, 60 veículos pesados transportam as terras para o aterro das Salemas, numa área próxima, e, segundo Isabel Gonzales, demoram cerca de cinco minutos a encher.
No total foram já retirados mais de 80 mil metros cúbicos de terra. Segundo os responsáveis, as máquinas que se encontram no local já operaram mais de mil horas desde sexta-feira.
Na quarta-feira o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, negou quaisquer responsabilidades da autarquia na deposição de terras naquele terreno e afirmou que o Grupo Espírito Santo era, através do fundo imobiliário Edifundo, o proprietário.
No entanto, o Grupo Espírito Santo informou depois que a construtora Obriverca é a única proprietária do espaço, através de um fundo imobiliário. A construtora Obriverca já foi propriedade do presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira.
JUNTA DE BELAS
O presidente da Junta de Freguesia de Belas, Guilherme Dias, adiantou que foram empresas construtoras quem colocou as terras naquele aterro. Segundo o autarca, muita da terra depositada naquele local é proveniente dos concelhos de Lisboa e Amadora e das “obras do Metropolitano”.
ALTERNATIVAS AO CORTE DA CREL
A Brisa procedeu à identificação dos trajectos alternativos, que validou com a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e com a Direcção de Estradas de Lisboa. As alternativas sugeridas são:
- Para quem vem do Norte ou do Oeste por auto-estradas como a A1 ou a A8, e particularmente para o trânsito de pesados, a Brisa sugere a opção pela 2ª Circular/CRIL. No caso da opção ser a CREL, os automobilistas deverão optar por sair no Nó de Odivelas, utilizando o IC 17 e o Eixo Norte/Sul.
- Para o tráfego proveniente da linha de Sintra, com destino à zona norte de Lisboa, a Brisa sugere a opção pelo IC19 em direcção a Lisboa
- Para o tráfego proveniente da linha de Cascais a Brisa sugere a A5, até ao centro de Lisboa ou, em alternativa, realizar o percurso A5/CRIL/2ª Circular
- Para os automobilistas originários de Norte que, ainda assim, optem pela CREL, a Brisa sugere a saída no Nó de Belas seguindo a sinalética provisória de desvio com as indicações A9/A16, atravessando as localidades de Belas e Idanha. O trânsito proveniente do IC16 poderá também optar por sair para a Amadora (junto ao Centro Comercial Dolce Vita Tejo) em direcção ao IC19
- Para o trânsito proveniente de Sul, por exemplo, pela Ponte Vasco da Gama, a Brisa sugere a 2ª circular e o Eixo Norte/Sul.
Os trajectos alternativos estão sinalizados nos painéis de mensagem variável, de todas as vias interligadas com a CREL (auto-estradas A1, A2, A5, A8, A9-Crel, A10, A12, A16 e IC19 e Ponte Vasco da Gama). Em acréscimo, foi colocada sinalização especial de desvio - de cor amarela - com indicação dos destinos possíveis, nas mesmas vias.
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