quarta-feira, 2 de maio de 2007

Expo Saúde no Cacém

Realizar-se-á no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Gama Barros entre os dias 4 a 6 de Maio de 2007, uma “Expo Saúde - Prevenção em Exposição”.

A “Expo Saúde” estará aberta ao público entre as 19h00 e as 21h00 do dia 4 de Maio, entre as 16h00 e as 20h00 do dia 5 e 6 de Maio. Esta é uma iniciativa da AIT- Associação Internacional de Temperança em parceria com a Junta de Freguesia do Cacém e da Junta de Freguesia da Agualva, com a colaboração especial da APMP – Associação Portuguesa de Medicina Preventiva. A “Expo Saúde - Prevenção em Exposição” tem como objectivo promover estilos de vida saudáveis através da educação para a saúde e do despiste de várias doenças comuns. Cerca de 60 voluntários, profissionais de saúde e pessoas interessadas trabalharão lado a lado efectuando vários testes e oferecendo aconselhamento sobre como melhorar a saúde. Eis alguns dos testes oferecidos: avaliação do colesterol total, da glicemia, da tensão arterial, do risco cardíaco; Teste de Endurance Física de Harvard, medição da percentagem de gordura corporal, e a Idade pela Saúde, entre outros.
Todos os serviços são gratuitos. As entidades organizadoras estão preparadas para assistir cerca de 1000 pessoas.
Já se realizaram eventos desta natureza em muitos lugares da América do Norte, Sul e Central, Europa e Extremo Oriente. Em Portugal a primeira Expo Saúde ocorreu em Ponta Delgada, em 2002, e contou com o apoio da “Direcção Regional da Juventude, Emprego e Formação Profissional”, tendo recebido no seu total cerca de um milhar de visitantes. De 2003 até ao presente, e com o apoio das autoridades locais, realizaram-se 80 Expo Saúde em todo o território continental e insular com cerca de sessenta mil visitantes.