quinta-feira, 17 de maio de 2007

Visitas à Matinha de Queluz

Com o propósito de dar a conhecer a Matinha de Queluz, a Câmara de Sintra, em colaboração com o Parque Natural Sintra-Cascais, vai iniciar um ciclo de visitas mensais, de 18 de Maio a 4 de Outubro.
Num percurso de sensivelmente 1H30, serão abordados os seguintes temas: perspectiva histórica da Matinha; importância ecológica da Matinha enquanto ecossistema sensível de conservação prioritária; o clima e o solo; espécies autóctones/ espécies invasoras; a flora mais representativa; as aves e os mamíferos da Matinha.
Haverá ainda a possibilidade de opção por percursos temáticos distintos: “Viagem no Sobreiro – como respiram e se alimentam as árvores”; “Fauna do solo – o que é?”; e “Porque são importantes os cogumelos e como surgem?”.
Serão duas as visitas mensais dirigidas ao público em geral, com lugar na tarde do 2º sábado e na manhã do 3º domingo de cada mês. As visitas dirigidas às escolas e outras instituições serão quatro, com lugar na 1ª e 3ª sexta-feira de cada mês. Ou seja, as visitas realizam- se a 18 Maio, a 1 e 15 de Junho, 6 e 20 de Julho, 7 e 21 de Setembro, e 12 de Outubro.