quinta-feira, 21 de junho de 2007

Entrevista ao comandante da PSP de Algueirão-Mem Martins

Rui Gouveia é o novo comissário da esquadra da PSP de Algueirão-Mem Martins. Tem 32 anos e vive em Odivelas. Terminou a licenciatura na Escola Superior de Polícia no ano de 2005. Foi depois colocado na 3º Divisão do Comando Metropolitano de Lisboa. Entre Julho de 2005 e Julho de 2006 comandou a primeira esquadra e em Julho de 2006 passou a comandar a esquadra de Telheiras até ao mês passado, quando foi colocado na esquadra de Algueirão-Mem Martins a primeira que, em Sintra, mudou para a PSP. Depois da saída da GNR da freguesia, no passado dia 1 de Julho, o CORREIO DA CIDADE entrevistou o responsável máximo da PSP em Algueirão-Mem Martins.

De que forma decorreu a transição entre a GNR e a PSP?
Decorreu como estava previsto. No dia 31 de Maio, à meia-noite, houve uma pequena cerimónia de passagem de testemunho. Já há algum tempo que esse momento estava a ser preparado.

Como tem sido o primeiro contacto com a freguesia de Algueirão-Mem Martins?
Até ao momento temos tido um bom "feed back" por parte da população.
Antes de assumirmos esta responsabilidade de policiamento em Algueirão-Mem Martins, estudámos os pontos mais críticos e as zonas que preocupavam mais a população. Uma das conclusões a que chegámos foi que as estações da CP da Tapada da Mercês, e especialmente a de Algueirão-Mem Martins eram pontos sensíveis.


É por essa razão que se tem sentido uma forte presença da PSP nas estações da CP?
Sim. Tentámos, num primeiro momento, combater o que mais preocupa e causa alarme social junto da população.

Foram identificados outras situações problemáticas?
Para além da estação da CP existe uma preocupação com o Bairro da Nova Imagem e da Coopalme no Algueirão. Existem outros bairros que podem ser considerados problemáticos, mas que não têm o nível de ocorrências dos dois que referi.

Qual a estratégia e forma da actuação que a PSP prevê implementar na freguesia?
A PSP adopta sempre um policiamento de proximidade, tentando estar mais perto do cidadão e inteirar-se dos seus problemas. Nos bairros problemáticos temos patrulhas localizadas com elementos da PSP que trabalham apenas nessas zonas. Isto permite conhecer melhor o local e os seus problemas.
Temos o programa Escola Segura, Comércio Seguro e Idosos em Segurança. O que tem mais visibilidade é o programa Escola Segura, temos dois elementos em permanência a patrulhar as escolas da área. Todas as ocorrências nas escolas ou relacionadas, são sempre tratadas pelos mesmos agentes da PSP. Isto permite que exista um conhecimento aprofundado do meio escolar, nomeadamente com um contacto directo com os conselhos directivos. Os agentes têm inclusivé um telemóvel de serviço para, sempre que as escolas precisam, poderem ser contactados directamente.

Qual o número de agentes da PSP em Algueirão-Mem Martins neste momento?
Temos um total de 72 agentes. Obviamente que não estão todos a trabalhar ao mesmo tempo.

A GNR tinha muitos militares em rotatividade e que não viviam em Sintra. Acontece o mesmo com os agentes PSP?
Na PSP essa situação também acontece, mas nesta esquadra não. Todo o efectivo de Algueirão-Mem Martins vem da extinta esquadra da PSP de Sintra e muitos dos agentes são residentes na freguesia. Penso que isso será uma mais-valia para a população e também para os agentes.

A PSP consegue garantir uma boa capacidade operacional com este número de agentes?
Estamos perante uma grande freguesia com cerca de 70 mil habitantes, e uma das situações que temos verificado é que existi um grande volume de ocorrências em Algueirão-Mem Martins. Mas até à data, e estamos há cerca de 13 dias instalados, temos dado resposta às ocorrências.

A actual esquadra da PSP foi construída a pensar no número de efectivos que a GNR tinha na altura, cerca de 50 elementos. Este facto está a ser um problema?
No que diz respeito às instalações temos boas condições o que permitiu termos gabinetes para todos os serviços que temos na esquadra.

Edição de Junho do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins