sexta-feira, 20 de julho de 2007

Escola Profissional em Sintra

É no fantástico ambiente entre a Serra e o Mar que Sintra vai dispor de uma nova oferta educativa com a abertura da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos.
As antigas instalações da Quinta da Sarrazola, em Colares, propriedade do Ministério da Agricultura vão estar a funcionar em Setembro, com cursos gratuitos que darão a equivalência ao 12º ano e possibilidades para prosseguir os estudos no Ensino Universitário e Politécnico.
Com instalações de excelente dimensão, repletas de luz natural, e inseridas na paisagem única de Colares, dispõe de refeitório, biblioteca, laboratórios, diversas salas de aula, alojamento, e um anfiteatro com 220 lugares. Os primeiros cursos, que terão início em Setembro, e prevêem valências formativas de técnico de viticultura e enologia, de gestão do ambiente, de recursos florestais e ambientais, de turismo e ambiente, de processamento e controlo de qualidade alimentar, de apoio à infância, e ainda de apoio psicossocial, estando novas valência a ser preparadas para os próximos anos, segundo José Furtado, director da Escola. Este espaço possibilita assim que futuros alunos, nomeadamente aqueles que terminam o 9.º ano, possam obter uma qualificação formativa, reconhecida pelo Ministério da Educação como equivalente ao 12.º ano, permitindo o acesso ao ensino superior universitário e politécnico.
Uma das grandes novidades é a possibilidade de qualquer aluno poder chegar à Escola de forma muito simples. Existirá ao dispor dos futuros alunos, transporte gratuito, desde a estação de comboio da Portela de Sintra até à Escola e vice-versa. Esta novidade permitirá que qualquer jovem da linha de Sintra possa frequentar a escola sem dificuldade de transportes.

SUCESSO DAS ESCOLAS PROFISSIONAIS
Nas escolas profissionais existe um sucesso de integração no mercado de emprego da ordem dos 70%. Os cursos, segundo José Furtado, têm formação em contexto real de trabalho como parte do plano curricular, o que facilita a sua integração no mesmo mercado.

HISTÓRIA DO PROJECTO
O projecto é um legado de Brandão Vasconcelos que era um médico em Colares, fundador da Adega Cooperativa, e uma pessoa que procurava promover a formação de agricultores, principalmente viticultores. Quando morreu, na década de 30 do século XX, deixou em testamento ao Estado a Quinta da Sarrozola, com a condição de ser destinada a uma escola para a promoção e formação das pessoas de Colares. A escola teve o nome da sua filha, Alda Brandão Vasconcelos. Nos anos 70 e 80 do século passado, o Estado gastou perto de 900 mil contos na Quinta, mas depois acabou por abandonar completamente o espaço. A Quinta passou a ser alvo de vandalismo, e segundo José Furtado, director da escola, «quando tomámos posse não havia uma porta, uma janela, estava tudo destruído».
O processo que levou a concretização da Escola começou num contacto iniciado pelo vereador da Câmara Municipal de Sintra, João Soares.
O presidente da Escola Profissional Gustave Eiffel visitou a Quinta com João Soares, para avaliar as potencialidades do espaço. Acabou por ser celebrado com o Ministério da Agricultura um contrato de cedência de exploração da propriedade, com a duração de 30 anos, ficando a Quinta à responsabilidade da Cenintel, Centro de Inteligência Formativa, Ensino e Formação Profissional Lda, da qual é um dos principais accionistas, a Cooptécnica Gustave Eiffel. Está previsto cerca de um milhão de euros de investimentos na primeira fase do projecto. A Câmara Municipal de Sintra, vai participar no Conselho Consultivo da EPAV juntamente com a Junta de Freguesia e outros agentes da comunidade local.

notícia do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins