quarta-feira, 4 de julho de 2007

Junta de Freguesia de São Marcos critica Governo

A Junta deFreguesia de São Marcos aprovou uma moção onde critica a política educativa do Governo na freguesia.

MOÇÃO:
Considerando que o Governo pretende retirar a médio prazo o 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica Integrada 2+3 Rainha Dona Leonor, tendo de imediato iniciado o processo, com a redução de turmas do 7º ano, em relação às existentes no 6º, transferindo alunos para as Escolas Secundárias Gama Barros (moradores na Urbanização de São Marcos) e Ferreira Dias (moradores em São Marcos, Casal do Cotão e Bela Vista).
Considerando que o Governo manifestou aquando do início do processo de reformulação da rede escolar, que seriam fechadas escolas para que fosse possível abrir onde elas são necessárias.
Considerando que o Governo, apesar de se conhecer o crescimento da população escolar em São Marcos, nada fez para que os jovens continuassem a frequentar a escola na freguesia.
Considerando que, apesar de inserida na cidade de Agualva-Cacém, São Marcos e os seus núcleos populacionais têm em relação ao resto da cidade uma barreira geográfica importante, o IC 19, e que a deslocação implica a utilização de viatura ou de transportes públicos, estes em muitos casos insuficientes.

A Junta de Freguesia de São Marcos, reunida em 2 de Julho de 2007 delibera:
a) Lamentar que o Governo não informe as autarquias sobre os assuntos do seu interesse, pois neste processo nunca a Junta de Freguesia foi informada ou consultada.
b) Exigir ao Governo que tome medidas no sentido de fixar a população escolar em São Marcos, designadamente através da criação de mais salas de aula na freguesia, que comportem o previsível o aumento demográfico.
c) Exigir que sejam criadas condições para que a partir de 2008/2009 nenhuma criança seja obrigada a sair da freguesia para ter acesso ao sistema educativo público, garantindo-se a oferta até ao 9º ano.