terça-feira, 18 de dezembro de 2007

SUMA apresenta projecto Educação Ambiental

O grupo SUMA lançou hoje, no Palácio de Valências em Sintra, o Programa de Educação Ambiental de Sintra, referente ao período de acção 2007/2008.
Este projecto pretende aumentar os índices de recolha selectiva e inverter a tendência do crescimento dos resíduos indiferenciados, atingindo assim as metas operacionais pretendidas.
Desde 2000 este grupo já deu provas do seu trabalho, tendo realizado 28 campanhas, nas quais envolveram cerca de meio milhão de habitantes e catorze mil alunos dos vários níveis de ensino.
O grupo SUMA retoma assim a sua intervenção junto da população de Sintra com o objectivo de implementar um conjunto de actividades que permitam aos cidadãos adoptar comportamentos, que aumentem a consciência do dever cívico de cada pessoa como medida preventiva, onde todos teremos um papel importante.
Com catorze acções em agenda, o Programa de Educação Ambiental de Sintra, vai contar com uma nova unidade móvel de sensibilização junto dos estabelecimentos de ensino.
A Sabientar, é uma dessas acções deste projecto e vai ter os estabelecimentos de ensino como quadro de referência, motivo suficientemente distinto para suscitar esforços na obtenção de resultados dos seus intervenientes.
Paralelamente, foi introduzido neste programa de Educação Ambiental de Sintra, o CIDADÓMETRO. Esta unidade de sensibilização foi concebida para captar a atenção das famílias enquanto núcleo gerador de competências. Esta acção vai incidir principalmente junto dos espaços comerciais de grandes dimensões, feiras temáticas, entre outros locais, onde seja possível reunir agregados familiares.
Segundo a coordenadora da área de Sensibilização e Educação Ambiental, Alexandra Pericão, "o conjunto de acções apresentadas assentam na transmissão de conteúdos informativos e persuasivos, que permitam o aumento da qualidade de vida da população de Sintra e do respeito pelos espaços e equipamentos públicos".