quarta-feira, 26 de março de 2008

Festa com 67 anos

Sintra vai vestir-se a rigor para receber o tradicional Baile das Camélias, na Sociedade União Sintrense, no próximo dia 29 Março, a partir das 21H30. Uma festa que se realiza há já 67 anos.
Regra de ouro do Baile das Camélias é o traje a rigor, já que se trata de um baile de gala, e todos os sintrenses são convidados a participar na festa que, também, dá as boas-vindas à Primavera.
A tradição da noite das Camélias remonta a 19 de Março de 1941, quando um grupo de sintrenses decidiu organizar esta festa. Na época havia uma grande rivalidade entre os jardineiros das quintas e a noite das Camélias foi a forma encontrada para serem exibidas as flores mais bonitas. Por isso, e após esta festa, decorria o baile dos jardineiros.
Nessa noite eram exibidas autênticas obras de arte afixadas nas paredes, em redes, sobre o palco. No meio do salão era criado um centro com mais de três metros de diâmetro com milhares de camélias.
A noite das Camélias era considera a festa rainha do concelho de Sintra e as pessoas mandavam fazer vestidos, compravam sapatos e arranjavam o cabelo. Era o ponto alto do ano e durante meses apenas se preparava o Baile das Camélias.
Fonte: CMS