quinta-feira, 17 de abril de 2008

Distrito de Lisboa em alerta amarelo

A Protecção Civil vai accionar o alerta "amarelo", o segundo de uma escala de quatro níveis, a partir das 20:00 de hoje, devido à previsão de chuva, vento e ondulação forte.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) refere que o Comando Nacional e os Comandos Distritais de Operações de Socorro vão estar em alerta "amarelo" até às 20:00 do próximo domingo.
O alerta "amarelo" significa um "reforço da estrutura operacional e maior preparação dos agentes de protecção civil para o socorro imediato".
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um "agravamento" do estado do tempo a partir do final da tarde de hoje no Continente.
De acordo com o IM, durante a noite de hoje e a próxima madrugada o vento vai soprar forte a muito forte do quadrante Sul em todo o Continente, sobretudo nas terras altas das regiões Norte e Centro, onde deverá soprar muito forte.
O IM prevê, igualmente, chuva durante o mesmo período, que será forte nas regiões do Norte e Centro.
Até segunda-feira mantêm-se condições para a ocorrência de precipitação e vento, por vezes forte em todo o território, adianta um comunicado do IM.
Por sua vez, a Autoridade Nacional de Protecção Civil prevê inundações no meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, aumento do número de acidentes de viação devido ao piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além de queda de árvores.
A ANPC recomenda à população que feche as portas e janelas, o adiamento de viagens para as zonas mais afectadas, uma condução com cuidado e velocidade reduzida.
LUSA