sexta-feira, 11 de abril de 2008

World Press Cartoon em Sintra

O World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, dá início à sua 4ª edição no dia 11 de Abril, às 21H30, num espectáculo de entrega de prémios no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
Num espectáculo animado por grandes nomes da música e do humor, como Rui Veloso, Pedro Tochas e “The man in coats”, serão conhecidas as obras vencedoras dos melhores cartoonistas do mundo, por entre as mais de 400 a concurso. Os prémios serão entregues por personalidades de várias quadrantes da vida política e cultural, como Fernando Seara, Rui Vilar, Henrique Granadeiro, António José Ferreira, Henrique Monteiro, entre outros.
Após a entrega de prémios será inaugurada a exposição do World Press Cartoon 2008 no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo, que estará patente ao público de 12 de Abril a 11 de Maio, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, incluindo feriados, com entrada livre.
O World Press Cartoon 2008 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas durante o ano de 2007. Esta edição recebeu um total de 766 trabalhos de 395 autores, publicados em 367 jornais e revistas de 67 países, dos quais 563 obras em plena conformidade com o regulamento.
Com a abertura do World Press Cartoon em Sintra cumpre-se o objectivo de criar um salão global com cartoonistas de todo o mundo. À semelhança do que aconteceu com as edições anteriores, também o World Press Cartoon 2008 vai correr diversos países, mantendo o seu carácter itinerante.
Info: CMS