quarta-feira, 18 de junho de 2008

Nuno Anselmo: PSD tem condições para ganhar com Ferreira Leite

"Manuela Ferreira Leite reúne todas as condições para ser a próxima Primeira-ministra de Portugal". É a convicção de Nuno Anselmo, presidente da comissão política do PSD de Agualva-Cacém, e um dos principais apoiantes da nova líder do PSD no concelho de Sintra em declarações ao CORREIO DA CIDADE, a poucos dias do congresso do partido.
Nuno Anselmo já tinha apoiado Manuela Ferreira Leite quando em 2001 a social-democrata escolhe Fernando Seara para candidato à Câmara Municipal de Sintra e que consegue uma vitória surpreendente sobre Edite Estrela, que somada à vitória do PSD em Lisboa e Porto, faz cair o governo PS de António Guterres.
O presidente da comissão política do PSD de Agualva-Cacém vê no actual contexto nacional e internacional razões de peso para afirmar a liderança de Manuela Ferreira Leite. A instabilidade que se vive e a incerteza no futuro reforçam, no entender de Nuno Anselmo, a importância de líderes com "credibilidade e honestidade que, reconhecidamente, a nova líder do PSD possui". O dirigente do PSD considera mesmo que, desde 1995 não houve nenhum governo com uma liderança forte. "Tivemos, com mais ou menos apoio popular, governos fracos", sublinha. Nuno Anselmo desconfia mesmo das sondagens que continuam a dar vitórias ao PS. "Nessas sondagens o PS já perdeu a maioria absoluta, mas no contacto que tenho todos os dias com as pessoas, e perante o sentimento de insatisfação generalizada que se vive no país, penso que o PS será rapidamente ultrapassado pelo PSD até nas sondagens publicadas".
Sobre a imagem de tecnocrata que a actual líder do PSD tem junto de algum eleitorado, Nuno Anselmo considera que é uma imagem falsa. "Quem conhece Manuela Ferreira Leite sabe que isso não é verdade. Ela é uma militante que sempre esteve disponível, de norte a sul do país, para falar com as pessoas, e enquanto presidente da distrital de Lisboa do PSD revelou dinâmica e preocupação para problemas como a insegurança, o desemprego ou a educação, que contrariam uma visão negativa que alguns possam ter". O dirigente do PSD afirma que a actual líder do partido social-democrata é a pessoa melhor colocada para encontrar soluções novas e criativas para o modelo social europeu, que no seu entender está a esgotar-se. "Ferreira Leite é uma verdadeira social-democrata que tem uma visão inter-classista do país", lembra.

O PS SINTRA ESTÁ REFÉM
DA ESTRATÉGIA DO PSD

Depois de resolvida a liderança do partido, o PSD continua por definir o seu candidato à Câmara Municipal de Sintra. Nuno Anselmo considera que se Fernando Seara entender ser novamente candidato à Câmara ficam reunidas as condições para uma nova vitória do PSD. O facto do actual presidente da Câmara ainda não ter revelado se pretende ser novamente candidato à Câmara é, no entender do presidente da comissão política de Agualva-Cacém do PSD, uma situação normal. "O PSD não tem candidato definido nem para a Câmara de Lisboa, nem para a Câmara de Sintra, nem para nenhuma Câmara Municipal. Penso que é prematuro falar nessa situação", afirma Nuno Anselmo que lembra que, "quem tem de apresentar candidatos são aqueles que querem ser alternativa ao actual governo na Câmara Municipal de Sintra". O dirigente do PSD da cidade de Agualva-Cacém considera por isso que não deverá ser facilitada a tarefa aos adversários políticos, e que o processo de escolha do candidato do PSD à Câmara Municipal de Sintra está a ser gerido da melhor forma possível.

PSD DE AGUALVA-CACÉM
PREPARA AUTÁRQUICAS 2009

Um plano de formação, com início em Setembro, para actuais e futuros autarcas do PSD de Agualva-Cacém, é um dos pontos centrais da preparação para as eleições autárquicas de 2009. O PSD ganhou em 2005 as quatro Juntas de Freguesia que constituem a cidade de Agualva-Cacém (Mira Sintra, São Marcos, Agualva, Cacém). O objectivo para 2009 é repetir os resultados.

Publicado na última edição do CORREIO DA CIDADE de Agualva-Cacém