quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

17 milhões para a educação em Sintra

O Ministério da Educação e a câmara de Sintra vão assinar hoje, dia 11 de Fevereiro, um conjunto de protocolos no valor de 17 milhões de euros que visam a reabilitação do parque escolar do concelho prevendo a construção de duas escolas.
Segundo o secretário de estado da Educação, Valter Lemos, estes protocolos surgem pela necessidade de requalificação do parque escolar das escolas básicas 2 3 em grave situação de degradação, num programa que será alargado a mais 30 autarquias.
“No caso de Sintra, e na área metropolitana de Lisboa e do Porto, existem muitas escolas degradadas e portanto foi desenhado um programa de intervenção e um princípio de acordo com as câmaras municipais em que o Ministério da Educação financia e as autarquias realizam as obras”, adiantou Valter Lemos.
De acordo com o secretário de estado, em Sintra existem dois problemas: “um maior número de escolas em más condições físicas e a insuficiência de escolas, ou seja um problema de falta de rede escolar”.
“Ao contrário da maior parte do país, onde o número de alunos diminuiu nos últimos dez anos, no concelho de Sintra eles têm vindo a aumentar”, refere Valter
Lemos.
Assim, a construção das escolas Básicas de Serra das Minas e de Colaride, a construção/substituição e apetrechamento da escola básica Visconde de Juromenha e as ampliações das escolas Padre Alberto Neto e da Terrugem, arrancarão, segundo o secretário de estado, “nos próximos meses e ficarão concluídas em 2010”.
O vereador da câmara de Sintra com o pelouro da Educação, Luís Patrício, adiantou ao CORREIO DA CIDADE que estes 17 milhões de euros por parte do Ministério da Educação representam uma parte de um investimento de 50 milhões de euros que a autarquia pretende realizar.
“A câmara de Sintra vai assumir-se como dona de obra, avançando com a intervenção nas escolas EB 2 3, sendo mais tarde ressarcida em 17 milhões de euros, mas o município assumirá investimentos nas áreas do 1º ciclo e dos jardins-de-infância”, disse o vereador, adiantando que a autarquia cederá os terrenos para as futuras construções.
Depois de Loures e Odivelas, Sintra é o terceiro concelho a beneficiar do processo de reabilitação do seu Parque Escolar, de um total de 30 autarquias que o Ministério da Educação irá contemplar.
jreis@correiodacidade.net