quarta-feira, 29 de abril de 2009

Feirantes de Agualva optimistas

Os feirantes de Agualva mostraram-se hoje optimistas num acordo com a Câmara de Sintra para a deslocação da feira, depois de os vereadores das Actividades Económicas e Obras Municipais se mostrarem receptivos a viabilizar o processo.
“O que nos foi dito pelo vereador das Actividades Económicas deixou-nos esperançados porque o vereador das Obras Municipais também mostrou interesse pelo caso e parece-me que vão chegar a um acordo no espaço de pouco tempo”, disse aos jornalistas, Francisco Saramago, presidente da Associação de Feirantes de Lisboa.
Segundo o responsável, os feirantes pretendem a deslocalização da feira da Quinta do Lumeiro, Cacém, para o largo da estação ferroviária, em Agualva, uma vez que esta mudança para um local central da cidade traria melhores condições aos vendedores, cumprindo também o novo regulamento municipal das feiras.
“Tem asfaltamento, é vedado, tem localização de apoio para os utentes e para os feirantes, mas para já vamos continuar a trabalhar onde estamos, sem condições. Aceitamos que a mudança será sempre a título provisório, porque sabemos dos projectos que existem para aquele local, e depois estudaremos um local definitivo ”, disse Francisco Saramago.
O Cacém Polis prevê a construção do projecto Nova Baixa do Cacém - uma estrutura multifuncional que contemplará vários serviços da câmara de Sintra e uma zona comercial - no local onde os feirantes pretendem instalar-se provisoriamente, sendo esse um dos bloqueios apontados pela autarquia para que os feirantes não realizem a feira naquele local.
Na semana passada, os feirantes reuniram-se com o responsável da freguesia de Agualva e com um dos vereadores da Câmara de Sintra.
Hoje, na reunião pública de Câmara, os feirantes e o presidente da junta de freguesia de Agualva apresentaram as reivindicações, às quais o presidente do executivo municipal respondeu com a promesssa de disponibilizar um terreno para que a associação organize uma feira.
“É evidente que a nossa disponibilidade é total. Estou disponível para ceder um terreno municipal à associação para que os feirantes realizem uma feira, todos os dias se quiserem”, disse Fernando Seara, escusando-se a adiantar se é possível corresponder às exigências dos feirantes de desmobilizar a feira para o largo da estação ferroviária de Agualva-Cacém.
À saída da reunião de executivo, os cerca de 20 feirantes que se deslocaram a Sintra mostraram-se revoltados com o impasse gerado em relação ao local da feira, e um grupo promete mesmo fazer uma manifestação em frente aos Paços dos Concelho, caso não haja uma decisão no espaço de um mês.
Depois da reunião, os vereadores reuniram com a Associação de Feirantes de Lisboa, e segundo Francisco Saramago, mostraram-se disponíveis para, a curto prazo, estejam reunidas condições para que os vendedores possam deslocalizar temporariamente a feira para o largo da estação.
Segundo o vereador com o pelouro das Actividades Económicas, Lacerda Tavares, "o presidente mostrou o apoio a soluções futuras, sobretudo da aprovação de um regulamento há poucos dias que implica a constituição de um conjunto de lugares disponíveis para feiras, com calendarização".
Assim, "estarão salvaguardadas em termos anuais, um conjunto de feiras que o presidente deu nota de que não encerrará, ou que não diminuirá ao contrário de outros municípios”, disse aos jornalistas o vereador das Actividades Económicas.
Segundo o vereador, ainda não ficou definido o local de realização da feira, uma vez que esta mudança depende de uma deliberação da câmara, uma vez que alguns vereadores defendem a deslocalização para um espaço, e outros para outro local.
“Em deliberações de câmara vota-se e o presidente não pretendeu dar a resposta inequívoca porque isso depende de uma deliberação”, sublinhou.
jreis@correiodacidade.net