sexta-feira, 22 de maio de 2009

Playmobil em Sintra

O Museu do Brinquedo, em Sintra, vai inaugurar uma nova exposição temática intitulada “Playmobil: A História de um Sorriso”, no próximo dia 30 de Maio, pelas 18H00.
Playmobil é uma linha de brinquedos criada por Hans Beck (1929-2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir 1975. A linha consiste em pequenos bonecos e uma série de objectos (veículos, animais e outros elementos) com os quais os bonecos irão integrar-se, compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.
Hans Beck é geralmente conhecido como o “Pai da Playmobil”. Mesmo antes do primeiro brinquedo Playmobil ser introduzido na feira internacional de brinquedos de Nürnberg, em 1974, ele tinha passado três anos a desenvolver o produto.
A ideia do sistema Playmobil foi desenvolvida após a crise do petróleo de 1973, quando foi necessária uma solução radical para os problemas causados pela alta dos preços dos barris de petróleo.
Como na década de 60, a empresa tinha produzido brinquedos de grandes dimensões, que necessitavam de muito material plástico, a alternativa foi criar uma linha de produtos menores e que necessitavam de menos matéria-prima.