domingo, 7 de junho de 2009

PS ganha europeias em Sintra

O Partido Socialista ganhou as eleições para o Parlamento Europeu em Sintra. Apesar da derrota a nível nacional o PS obtém em Sintra 26,9%. O PSD consegue 22,59% seguido do BE com 14,71%. O PCP foi o quarto partido mais votado com 12,43% e o CDS consegue 8,59%.

PSD - “A vitória do PSD é a vitória da verdade"
O social democrata Nuno Anselmo, presidente da secção Cacém do PSD, afirmou ao Correio da Cidade que “a vitória do PSD é a vitória da verdade, a vitória de Paulo Rangel e da Manuela Ferreira Leite, que há oito anos, enquanto presidente da distrital do PSD escolheu Fernando Seara e António Capucho como candidatos às câmaras de Sintra e Cascais, respectivamente. Estes resultados eleitorais são claramente um cartão vermelho ao governo socialista”. Nuno Anselmo, que é também presidente da Junta de Freguesia de São Marcos lembrou que, “estas são eleições diferentes em relação às autárquicas e às legislativas. O PSD e o CDS-PP coligados venceriam o PS em Sintra. Não vejo este resultado como um cartão vermelho a Fernando Seara. A cidade de Agualva-Cacém tem sido fustigada pelo desemprego e o apoio do banco alimentar duplicou nestes últimos meses e vejo a votação no BE por parte daquelas pessoas que estavam contra o governo”.

PS - "Em Sintra foi um cartão vermelho para Fernando Seara"
A socialista Fátima Campos afirmou ao Correio da Cidade que “os vários partidos dizem que foi cartão vermelho a nível nacional, mas em Sintra foi um cartão vermelho para Fernando Seara, com o BE a passar o PSD em algumas situações”. “A nível nacional não é nada que não estava a espera. O povo está um bocado descontente por causa de algumas medidas antipáticas por parte do Governo. O resultado não tem nada a ver com o que possa vir a acontecer nas legislativas e as sondagens confirmam isso. Estou satisfeita com o resultado em Sintra”.

BE - "Reforço significativo da votação do BE"
André Beja, candidato do BE à Câmara Municipal de Sintra, afirmou ao Correio da Cidade que "assistimos a uma votação renhida marcada pela abstenção que é preocupante. Assistimos também a um reforço significativo da votação do BE, tanto a nível nacional como no concelho de Sintra. O Bloco de Esquerda duplicou a votação de 2004 a nível nacional e também em Sintra. Fomos a segunda força politica mais votada em São Marcos e a terceira na grande maioria das freguesias do concelho. Isso mostra uma confiança no BE que reforça o nosso trabalho junto das populações." Relativamente ao resultado do PS André Beja considera que "é uma derrota estrondosa e é a prova provada da traição do PS ao povo português com esta política neo-liberal e que vai ter resultados muito maus para o partido. Não há relação directa entre os resultados das europeias e das autárquicas, vale para PS e para o BE até porque em 2005 o PS ganhou as europeias e foi derrotado nas autárquicas. Não sabemos se irá acontecer o mesmo".

CDU - "Alerta para o Partido Socialista e toda esquerda"
O vereador da CDU, Baptista Alves considera que «é obvio que há uma forte penalização do PS. Estes resultados mostram uma condenação da política do Governo. Quanto ao facto de o BE ter o mesmo resultado que a CDU, não há aqui nenhuma disputa com o BE e era importante fazer uma penalização da politica do PS. Era esperado este resultado e penso que é importante como alerta para o Partido Socialista e toda esquerda».

CDS-PP - "A nível nacional estamos satisfeitos e a nível local também"
Lino Ramos do CDS-PP afirmou ao Correio da Cidade que “a nível nacional estamos satisfeitos e a nível local também. Temos 9,61% e acho que é para estar satisfeito. Preocupa-nos a abstenção e a subida relevante do BE, mas estamos satisfeitos com os resultados em Sintra». Sobre a vitória do PS em Sintra Lino Ramos considerou que «não há relação entre a vitória do PS aqui no concelho e o trabalho do executivo da câmara».

Eleições de 2004
Nas eleições de 2004 o Partido Socialista obteve em Sintra uma esmagadora vitória com 46% dos votos o que correspondeu a 46533 votos. O PSD/CDS alcançou os 25,5% com pouco mais de 25700 votos. O PCP ultrapassou a barreira dos dois dígito com 11,4%, 11531 votos, enquanto o BE conseguiu 8,3% da votação, cerca de 8400 votos. Em 2004 para o parlamento europeu votaram 100961 pessoas o que correspondeu a uma abstenção de 61,34%.