quarta-feira, 22 de julho de 2009

Assembleia Municipal de Sintra aprova empréstimo de 10 milhões

A Assembleia Municipal de Sintra aprovou hoje por maioria a autorização de contratação de dois empréstimos a contrair pela autarquia de Sintra no valor de 9 milhões e 700 mil euros.
O primeiro empréstimo será contraído por um período de médio e longo prazo, no valor de 3.880.369, a conceder pelo Estado, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, reembolsável no prazo de 10 anos, com carência de capital e taxa de juro de zero por cento na primeira metade do seu prazo. Na segunda metade, com taxa anual equivalente a EURIBOR a seis meses e sepread inicial de zero por cento (podendo atingir um máximo de 1,5 no ultimo ano).
O segundo empréstimo no valor de 5.830.553 euros, também de médio e longo prazo, será contraído ao Banco Português de Investimentos (BPI), com prazo de cinco anos, com uma taxa de juro de EURIBOR a seis meses acrescida de um Spread de 1,375 por cento pelo periodo de empréstimo.
A coligação Mais Sintra e a CDU votaram favoravelmente a contracção dos dois empréstimos, que foi aprovada por maioria com os votos contra do PS e do BE.
Segundo o presidente da câmara de Sintra, Fernando Seara, este será um empréstimo “para pagar a um conjunto de fornecedores”. “Gosto muito de usar os mecanismos que o Governo me permite. Candidatei-me para ver se o Governo aprovava a horas e a tempo o empréstimo”, disse.
Piedade Mendes, do Partido Socialista, referiu que a bancada do PS não “pode pactuar com esta inversão que se deu em oito anos”. “A CMS arrecadava receita corrente e ainda investia o que sobrava. A sua câmara não precisava desta ajuda se não viesse o desnorte que se verifica neste momento”.
André Beja, do Bloco de Esquerda, questionou o presidente da câmara de Sintra o que “é que vai fazer com os dez milhões”, adiantando que “a lista de dividas não foi dada a conhecer”.
jreis@correiodacidade.net