segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Livro sugere novas rotas para Sintra

A Câmara Municipal de Sintra apresentou, no âmbito das Jornadas do Património, o livro “Sintra: Caminhos da Cultura – O Outro Lado do Património”, uma iniciativa apoiada pelo Turismo de Portugal e Turismo de Lisboa que visa a promoção de novos circuitos turísticos na região.
Ao roteiro histórico do destino Sintra, o livro junta sugestões de visita ao património artístico, cultural, natural, arquitectónico e paisagístico com o objectivo de diversificar a oferta de percursos de lazer e promover novas alternativas ao visitante.
Ao longo de quatro capítulos, a obra divulga o outro lado da herança do concelho, com enfoque em “Sintra Imaginária, Caminho do património intangível”, “Sintra Património Mundial, Caminho da paisagem cultural”, “Sintra Museus, Caminho dos espaços museológicos” e “Sintra Romana, Caminho da Arqueologia”. A edição inclui memórias histórico-artísticas de vários locais e mapas com coordenadas GPS.
Na sessão de apresentação do livro, presidida por Fernando Seara, edil de Sintra, participaram Luis Patrício, vereador da Cultura e Turismo, Maria Teresa Caetano, coordenadora do estudo e técnica superior do Núcleo do Património Histórico e Antropológico, e o professor José Manuel Anes, um estudioso do património de Sintra, com diversas obras publicadas, em especial sobre a Quinta e Palácio da Regaleira.