Os SMAS promoveram, no passado dia 8 de Novembro, uma visita inaugural aos reservatórios de água da Pernigem, freguesia de S.João das Lampas e de D. Maria, Almargem do Bispo. O primeiro reservatório, foi adjudicado por um valor superior a 448 mil euros e vai permitir a regularização dos caudais de adução e distribuição, sobretudo das povoações entre Fontanelas e Gouveia.
A decoração do reservatório de D. Maria esteve a cargo de três artistas de graffiti (MAR, MOSAIK e RAM). A visita contou também com a presença do presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, e de elementos do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Águas de Sintra (SMAS), presidido por Baptista Alves.
O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, começou por destacar que «Dona Maria foi uma terra muito importante por causa da água. É importante conhecer a história dos momentos eleitorais complicados da democracia portuguesa». Fernando Seara lembrou um boicote eleitoral em Dona Maria por causa da água, onde pela primeira vez um deputado, ficou muito perto de ganhar um lugar de deputado na Assembleia da República.
Em seguida o presidente do conselho de administração dos SMAS, Baptista Alves, informou que todos estes reservatórios vão estar integrados em rede de forma a poderem suprir algumas necessidades, melhorando de forma significativa a qualidade no abastecimento de água em todas estas zonas abrangidas. O reservatório de Dona Maria foi objecto de uma operação de remodelação. Baptista Alves, também vereador da CDU na Câmara de Sintra, salientou que «o nosso primeiro objectivo foi o de remodelar e melhorar a qualidade das nossas instalações, em segundo lugar melhorar a imagem através de pinturas». Para além da função visual, existe também uma função didáctica, visto que os temas são relacionados com a água. Este foi apenas um exemplo do programa de remodelação das infra-estruturas que o SMAS tem em curso. Baptista Alves afirmou aos jornalistas que «já foram feitas remodelações em algumas, mas de forma sistemática e programada, este é apenas um exemplo que está concretizado».
O reservatório de Ranholas vai ser a próxima obra a sofrer uma intervenção no âmbito da estética e da recuperação. Estas obras incluem depósitos que estão fora de serviço, e que vão ser reutilizados e convertidos criando assim espaços lúdicos e de lazer para melhorar as condições de trabalho dos funcionários dos SMAS, adiantou Baptista Alves.
Novas obras já no início do ano
A localidade de Almornos, actualmente sem saneamento, poderá assistir já em 2008 ao início de grandes obras, para resolver os problemas nos passeios, nos pavimentos, das águas fluviais e dos esgotos, adiantou Baptista Alves.
Os SMAS pretendem também arrancar com outras três grandes obras, na Praia Grande, na Ulgueira, e Almorquim. «No próximo Verão já não haverá problemas de saneamento na Praia Grande», afirmou Baptista Alves. Na Ulgueira e em Almorquim irá ser construído, não só o saneamento básico, como também duas pequenas ETAR’S, obras que já se encontram adjudicadas. O presidente do conselho de administração do SMAS recordou que no concelho, «temos uma taxa de cobertura a nível da água de 99,95%, e um valor muito próximo a nível de serviços de saneamento».
O presidente da autarquia, Fernando Seara, salientou ainda no final desta visita, «um exemplo de cumprimento de opções claras ao nível de política de saneamento, é o facto de irmos cumprir os 100% do PEASAR II, (Plano Estratégico de Abastecimento e de Saneamento de Águas Residuais), muito antes da data prevista».
Edição do Correio da Cidade de Agualva-Cacém