terça-feira, 17 de março de 2009

Sintra assina acordo de geminação com a Cidade da Beira

O Município de Sintra assina hoje, dia 17 de Março, pelas 19H00, no Palácio Valenças, em Sintra, um acordo de geminação com a Cidade da Beira, cidade capital da Província de Sofala, Moçambique.
Através deste acordo os dois municípios comprometem-se a desenvolver projectos de intercâmbio nas áreas cultural, social, desportiva, turística, empresarial, artística, científica e tecnológica, bem como de reforma e modernização dos serviços.
Estes projectos deverão envolver acções concretas, como a organização de exposições, feiras e outros certames, incentivar os contactos entre empresários dos dois municípios, apoio da realização de estudos na área da oportunidade de investimentos, difusão de livros e periódicos, incentivos à criação de centros de documentação.
Cada um dos municípios suportará os encargos decorrente da vigência e aplicação deste Acordo de Geminação, que foi aprovado na última reunião do Executivo de Sintra, a 11 de Março, e é válido por um ano, automática e tacitamente prorrogável por idênticos e sucessivos períodos de tempo, assim o entendam as duas partes.
O Município de Sintra aprovou esta geminação dada a existência de uma significativa comunidade moçambicana em Sintra (parte proveniente da Beira), dos fortes laços históricos e culturais que unem os dois países e dado que Moçambique faz parte da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada em 1996, para fomentar a cooperação e amizade entre países lusófonos.