quarta-feira, 11 de março de 2009

Teresa Salgueiro estreia Matriz em Sintra

A cantora Teresa Salgueiro estreia na sexta-feira em Sintra o espectáculo "Matriz", antecipando o álbum homónimo, a editar no final do mês, no qual revisita sete séculos de cultura portuguesa.
"Matriz", a apresentar ao vivo no Centro Cultural olga Cadaval, será o segundo álbum que Teresa Salgueiro edita com o Lusitânia Ensemble, depois de ter lançado "La Serena", em 2007.
Com Jorge Varrecoso Gonçalves no violino, direcção musical e arranjos originais, a formação foi reformulada para este novo projecto discográfico e inclui agora o guitarrista Pedro Jóia entre os músicos convidados.
O repertório é recuperado da música portuguesa desde o século XIII até à actualidade, disse Teresa Salgueiro à agência Lusa, justificando assim a referência a "Matriz".
"Aquilo que pretendo é oferecer uma certa visão da diversidade e da riqueza da cultura portuguesa ao longo dos tempos", explicou.
"Matriz" apresenta cerca de 20 temas, alguns deles recuperados do repertório de Fernando Lopes-Graça e de recolhas feitas por Michel Giacometti, outros de música antiga dos século XII e XVI, e também fados, temas de Carlos Paredes e de Fausto.
O único texto inédito do álbum é uma letra escrita por Tiago Torres da Silva para uma música de Armandinho recuperada por Pedro Jóia, referiu.
"Matriz" nada tem a ver com "La Serena", garantiu Teresa Salgueiro, a não ser alguns dos elementos integrantes do projecto.
"O `La Serena´ dedicava-se a interpretar temas que pertencem a várias culturas e cantados em várias línguas. Eu queria fazer um disco dedicado à cultura e à musica portuguesa, cantado em português, que é um sonho antigo que eu tenho", explicou.
Desde que saiu dos Madredeus, em 2007, Teresa Salgueiro editou dois álbuns de versões: "Você e eu", dedicado à música brasileira, e "La Serena".
"Matriz", que sairá a 30 de Março, será o terceiro registo em nome próprio, mas o primeiro em que assume o processo de produção, através da empresa que acaba de criar, a Clepsidra.
"Nesse sentido este é o meu primeiro disco a solo e também por isso a matriz faz sentido. É um trabalho que eu produzi desde o início até ao fim", disse.
Teresa Salgueiro já apresentou o novo espectáculo em Fevereiro nas ilhas Canárias, em Espanha, e na Bélgica.
Ao mesmo tempo que prepara uma digressão em Portugal, tem já agendados concertos em Espanha e Itália, em Abril, no Brasil, em Maio, e na Polónia em Outubro.
Além de Jorge Varrecoso Gonçalves e de Pedro Jóia, o Lusitânia Ensemble integra Pedro Santos (acordeão), Luís Clode (violoncelo), Óscar Torres (contrabaixo), João Ferreira e Rui Lobato (percussão).

LUSA