sábado, 3 de outubro de 2009

Ana Gomes apresenta programa para Sintra

A candidata socialista Ana Gomes apresentou hoje as doze linhas programáticas da sua candidatura ao município de Sintra, adiantou que o seu “programa centra-se nas pessoas”, estando em primeiro lugar “o investimento nas crianças e na educação”.
“Hoje em Sintra a escola a tempo inteiro determinada pelo Governo não é possível, porque a câmara não tratou de cuidar do parque escolar de maneira a corresponder às necessidades do crescimento populacional”, disse.
A candidata propôs criar um plano de emergência para construir seis centenas de salas de aula em falta para jardim-de-infância e primeiro ciclo, a fim de proporcionar escola a tempo inteiro.
“Hoje temos falta de seiscentas salas de aula só para o primeiro ciclo e jardim infantil. Nós propomos lançar um plano de emergência para construir essas centenas de salas de aula e permitir a universalização da escola a tempo inteiro”, disse Ana Gomes aos jornalistas.
Ana Gomes adiantou que outras das propostas para a área da educação passam pelo desenvolvimento “de parcerias com o Governo para reforçar a rede de escolas de segundo e terceiro ciclo” e a fomentação “de uma rede municipal de creches”.
A eurodeputada socialista criticou o actual executivo da câmara de Sintra por ter deixado “o concelho estagnar economicamente, culturalmente e sobretudo socialmente”.
“As pessoas foram descuradas. A câmara não funcionou ao serviço dos munícipes”, adiantou.
Ana Gomes apresentou as propostas da sua candidatura, adiantando que em caso de vitória se propõe a resolver diversos problemas do concelho nas áreas da acção social, da saúde, do emprego, da segurança, dos transportes, do turismo e do ambiente.
“Vamos fazer de tudo para que seja construído o novo hospital de Sintra. Vai ser preciso, no início do ano, a câmara disponibilizar um terreno, e não é disponibilizar de boca mas sim efectivamente”, disse.
“Temos que dar prioridade ao policiamento de proximidade, exigindo o aumento do número de polícias. Deve ser colocada a videovigilância nas estações e outros pontos críticos do concelho”, anunciou a candidata socialista.
Ana Gomes prometeu criar mais oportunidades para os jovens, criando o Concelho Municipal de Juventude e uma politica de habitação a custos controlados destinado à faixa etária mais jovem.
Questionada pelos jornalistas, Ana Gomes referiu que em caso de vitória nas autárquicas abandona o cargo de deputada europeia, adiantando que somente após conhecer os resultados é que diz se se mantém como vereadora em caso de derrota.

jreis@correiodacidade.net