quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Demolição indigna moradores de Queluz

A antiga casa de Stuart Carvalhais o “pai” da banda desenhada portuguesa, na rua Conde de Almeida de Araújo em Queluz, foi demolida. Ontem duas dezenas de pessoas protestaram contra essa demolição.
“Queluz tem muito património que tem sido muito mal tratado. É uma pena terem deixado morrer esta casa, depois de durante anos se falar em criar aqui um museu com as obras de Stuart de Carvalhais”, disse Matias Ramos.
Durante a tarde, foram passando vários moradores pelo local que afirmaram a sua indignação com a demolição do edifício do pintor, desenhador e introdutor da banda desenhada em Portugal.
Segundo Judite Esteves, a demolição da casa do antigo pintor começou na terça-feira “sem que ninguém tenha dado por isso”. “Estou chocada. Falava-se num museu e de repente, depois das eleições, a casa é demolida”, adiantou a moradora.
O candidato à junta de freguesia de Queluz pelo Movimento Mérito e Sociedade, Sérgio Marques, esteve no local e afirmou que “as pessoas estão revoltadas com a demolição da casa porque queriam a construção de um museu com o espólio de Stuart Carvalhais”. “Este edifício estava abandonado há muitos anos, mas mesmo que façam aqui alguma coisa de bom é muito triste não terem aproveitado a estrutura do prédio”, disse.
Manuel Guedelha, candidato à junta de freguesia pela CDU também se mostrou indignado pela demolição do edifício, propriedade de uma empresa privada. “Não quero de deixar de apontar o dedo sobretudo à Câmara Municipal que nada tem feito e não tem intervido para parar com esta destruição de um património cultural e arquitectónico que ao longo dos anos tem desaparecido na nossa freguesia”, adiantou.
Stuart de Carvalhais publicou diversos trabalhos em jornais como o Diário de Noticias, Diário de Lisboa, Diário Popular e o jornal A Bola, e em revistas como a Sátira, Repórter X. Ilustração Bertrand, Kino, Pica-Pau e Cara Alegre.
Contactado o presidente da Junta de Freguesia de Queluz, António Barbosa, adiantou não querer prestar declarações. O Correio da Cidade tentou contactar o presidente da Câmara, mas sem sucesso.
jreis@correiodacidade.net