quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sintra Museu de Arte Moderna expõe arte e cultura indiana

O Sintra Museu de Arte Moderna inaugura sexta-feira a Exposição “Índia – Mito, Sensualidade e Ficção”. Nesta mostra destaca-se a apresentação de uma fotobiografia da vida privada e pública de Mahatma Gandhi, o “pai” da nação indiana.
A exposição resulta da apresentação de três grandes grupos temáticos que têm na sua génese a cultura indiana e vai estar patente no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo até 11 de Abril de 2010.
O primeiro grupo expositivo corresponde a uma fotobiografia do pai da nação indiana, Mahatma Gandhi, intitulada “A minha vida é a minha mensagem”, tratando-se de uma exposição inédita de sessenta fotografias, escolhidas entre vinte e cinco mil, que compõem os arquivos mais importantes da vida pública e privada desde os sete anos de vida do antigo líder indiano.
O segundo grupo apresenta a modernidade indiana através de uma família de artistas originários deste pais e que, ao longo de três gerações, desenvolveu diversos trabalhos de fotografias e pinturas a óleo: Umrao Singh Sher-Gil (fundador da fotografia moderna indiana), Amrita Sher-Gil (figura-chave da arte moderna da Índia), Vivan Sundaram e Navina Sundaram.
A terceira exposição pertence à Colecção Berardo e é composta por antiguidades decorativas indianas, com referências ao imaginário popular e religioso Hindu – pequenas estatuetas, baixos relevos em madeira – e uma série de sessenta fotografias documentais inéditas dos anos 50 e 60 da autoria de Juan Bécquer, onde é revelada uma Índia mítica e monumental.
A inauguração está marcada para sexta-feira, dia 23 de Outubro, às 21:30.