A reabertura da circulação rodoviária na CREL não tem ainda data definida, uma vez que continuam a deslizar terras para a auto-estrada “a uma velocidade de cinco centímetros por hora”.
“Continuam a deslizar terras para a plataforma da via a uma velocidade de cinco centímetros por hora. Pode piorar se chover”, disse aos jornalistas Isabel Gonzales, responsável pela direcção dos trabalhos.
O porta-voz da Brisa, Franco Caruso, adiantou que “neste momento, dada a complexidade da situação, é prematuro dar um prazo” para a reabertura da circulação automóvel. “Estamos a fazer trabalhos de contenção do deslizamento de terras e a remoção das mesmas. A situação não está ainda estabilizada”, disse.
Sem adiantar os nomes dos proprietários dos terrenos de onde a terra desabou, o representante da concessionária disse que a empresa irá reclamar e fazer valer os seus direitos junto dos donos.
“Os terrenos têm proprietários a quem vão ser reclamadas eventuais responsabilidades que estejam relacionadas com o esforço financeiro bastante importante que a Brisa está a fazer para preservar o trecho de auto-estrada afectado, para travar o deslizamento, que se mantém instável, e eventualmente para fazer trabalhos de contenção destinados a prevenir novo deslizamento”, referiu.
No local encontram-se hoje à tarde dez escavadoras, uma pá carregadora e dois tractores de escavação.
Diariamente, 60 veículos pesados transportam as terras para o aterro das Salemas, numa área próxima, e, segundo Isabel Gonzales, demoram cerca de cinco minutos a encher.
No total foram já retirados mais de 80 mil metros cúbicos de terra. Segundo os responsáveis, as máquinas que se encontram no local já operaram mais de mil horas desde sexta-feira.
Na quarta-feira o presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, negou quaisquer responsabilidades da autarquia na deposição de terras naquele terreno e afirmou que o Grupo Espírito Santo era, através do fundo imobiliário Edifundo, o proprietário.
No entanto, o Grupo Espírito Santo informou depois que a construtora Obriverca é a única proprietária do espaço, através de um fundo imobiliário. A construtora Obriverca já foi propriedade do presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira.
JUNTA DE BELAS
O presidente da Junta de Freguesia de Belas, Guilherme Dias, adiantou que foram empresas construtoras quem colocou as terras naquele aterro. Segundo o autarca, muita da terra depositada naquele local é proveniente dos concelhos de Lisboa e Amadora e das “obras do Metropolitano”.
ALTERNATIVAS AO CORTE DA CREL
A Brisa procedeu à identificação dos trajectos alternativos, que validou com a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana e com a Direcção de Estradas de Lisboa. As alternativas sugeridas são:
- Para quem vem do Norte ou do Oeste por auto-estradas como a A1 ou a A8, e particularmente para o trânsito de pesados, a Brisa sugere a opção pela 2ª Circular/CRIL. No caso da opção ser a CREL, os automobilistas deverão optar por sair no Nó de Odivelas, utilizando o IC 17 e o Eixo Norte/Sul.
- Para o tráfego proveniente da linha de Sintra, com destino à zona norte de Lisboa, a Brisa sugere a opção pelo IC19 em direcção a Lisboa
- Para o tráfego proveniente da linha de Cascais a Brisa sugere a A5, até ao centro de Lisboa ou, em alternativa, realizar o percurso A5/CRIL/2ª Circular
- Para os automobilistas originários de Norte que, ainda assim, optem pela CREL, a Brisa sugere a saída no Nó de Belas seguindo a sinalética provisória de desvio com as indicações A9/A16, atravessando as localidades de Belas e Idanha. O trânsito proveniente do IC16 poderá também optar por sair para a Amadora (junto ao Centro Comercial Dolce Vita Tejo) em direcção ao IC19
- Para o trânsito proveniente de Sul, por exemplo, pela Ponte Vasco da Gama, a Brisa sugere a 2ª circular e o Eixo Norte/Sul.
Os trajectos alternativos estão sinalizados nos painéis de mensagem variável, de todas as vias interligadas com a CREL (auto-estradas A1, A2, A5, A8, A9-Crel, A10, A12, A16 e IC19 e Ponte Vasco da Gama). Em acréscimo, foi colocada sinalização especial de desvio - de cor amarela - com indicação dos destinos possíveis, nas mesmas vias.
jreis@correiodacidade.net
domingo, 31 de janeiro de 2010
Reabertura da CREL sem data definida
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Cortes de água
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 28 de Janeiro (quinta-feira) devido à instalação de marcos de incêndio, será interrompido o abastecimento de água das 9h00 às 13h00 afectando as seguintes zonas:
CACÉM: Alto da Bela Vista e Estrada das Ligeiras.
RIO DE MOURO: Estrada das Ligeiras, Serra das Ligeiras, Bairro das Ligeiras, Minas de Ferro, Qt. da Lapa, Asfamil, Casal de Vaz Meirinho e Qt. do Meio.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
BE Sintra acusa Governo de não procurar responsáveis pelo desastre ambiental da lixeira de Trajouce
O Bloco de Esquerda de Sintra acusa o Governo socialista de manter a recusa em encontrar os responsáveis pela deposição ilegal de resíduos não tratados da Tratolixo, em Trajouce, no concelho de Cascais. “Em resposta a um requerimento da deputada Rita Calvário, a ministra do Ambiente esclareceu que mantém a recusa do seu antecessor em tomar medidas que permitam encontrar os responsáveis pelo desastre ambiental ocorrido na lixeira de Trajouce”, acusou hoje o BE de Sintra.
Segundo André Beja, o responsável do BE de Sintra, face ao anúncio da ministra do Ambiente em Dezembro, “de que ia fiscalizar empresas que trabalham na área dos resíduos, o bloco questionou o Governo se ia tomar medidas relativamente a encontrar os responsáveis pelo desastre ambiental de Trajouce”. “Eles disseram que não e dizem que só se responsabilizam pelo plano de reconversão ambiental”, disse.
André Beja adiantou que o depósito indiscriminado, durante mais de 10 anos, de cerca de 150 mil toneladas de resíduos em Trajouce pela empresa intermunicipal de resíduos sólidos urbanos Tratolixo, gerou uma lixeira incontrolada e um problema ambiental grave em termos de contaminação de solos e de águas subterrâneas
A empresa Tratolixo, apresentou em Maio de 2009, ao Ministério do Ambiente, um plano de reabilitação ambiental dos solos contaminados da sua estação de tratamento, tendo obtido um parecer favorável que permitiu o arranque da intervenção que terá um custo de cerca de 3,5 milhões de euros.
Algumas das medidas propostas no plano de reabilitação ambiental passam pela eliminação de fontes de contaminação dos solos, através do confinamento dos resíduos depositados nos terrenos contaminados.
A instalação de um sistema de drenagem de lixiviados e encaminhamento dos mesmos para tratamento e de um sistema de drenagem de biogás, a execução das terraplenagens necessárias para criar condições adequadas de drenagem nas áreas a intervir, são outras das medidas apresentadas pela empresa.
Supermercado "clandestino" em Monte Abraão
A presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão quer que a Câmara de Sintra embargue a obra de construção de uma nova superfície comercial, que diz ser clandestina. Fátima Campos garantiu em declarações ao Diário de Noticias que "os autarcas eleitos e a população não concordam com aquele equipamento, e tudo farão para o impedir, nem que para isso tenham de recorrer a uma acção judicial".
notícia aqui
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Exposição colectiva de escultura “Passiflora”
A Galeria Municipal de Sintra vai ter patente uma exposição colectiva de escultura, intitulada “Passiflora”, de Beatriz Cunha, Inês Ferreira e Sandra Borges, até 3 de Fevereiro.
mais informações aqui
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Falta de água em Queluz
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 20 de Janeiro (quarta-feira) devido à instalação de marcos de incêndio, será interrompido o abastecimento de água das 09h00 às 10h00, afectando as seguintes ruas: R. Fernão Mendes Pinto (da R. dos Moinhos até à Prct. Acácio Barreiros); Prct. Fernando da Fonseca; Prct. Miradouro.
Avenida do Parque na Rinchoa sem água
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 21 de Janeiro (quinta-feira) devido à instalação de marcos de incêndio, será interrompido o abastecimento de água das 14h00 às 16h00, afectando a Avenida do Parque (apenas edifícios com n.º ímpares do n.º 1 ao n.º 21), na Rinchoa.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Aulas recomeçaram na EB nº4 de Belas
As aulas recomeçaram hoje na Escola Básica nº4 de Belas, disse ao Correio da Cidade fonte da escola.
As aulas foram suspensas na terça-feira devido a infiltrações que resultaram do mau tempo. No entanto, e apesar das fortes chuvadas que se mantém, as aulas já recomeçaram.
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
Aulas na EB n.º 4 de Belas continuam suspensas devido a infiltrações
As aulas na Escola Básica n.º 4 de Belas continuam suspensas devido a infiltrações de água nas salas. Ontem, as fortes chuvas causaram infiltrações de água nesta escola e na Visconde Juromenha, na Tapada das Mercês, e motivaram a suspensão das aulas.
Segundo o presidente da EDUCA, empresa municipal que gere os equipamentos educativos do concelho de Sintra, António Canelas, enquanto na Visconde Juromenha já recomeçaram, na nº. 4 de Belas apenas na quinta-feira poderá recomeçar a normalidade.
Para o responsável, não há risco de haver mais escolas a suspender as aulas mas “a humidade dentro das salas é muita, os telhados estão com muita água e existem muitas salas de escolas com condensação de água”. “Em algumas escolas não se trata de chover lá dentro mas sim o facto de haver condensação e humidade.Vamos aproveitar o fim-de-semana para arejar as salas”, adiantou António Canelas.
GNR deteve homem que hoje furtou uma carrinha de medicamentos em Sintra
A GNR de Sintra deteve hoje um homem em flagrante por furto de uma carrinha de medicamentos que se encontrava a descarregar na farmácia da Avenida Heliodoro Salgado.
Segundo a GNR, o homem de 43 anos com antecedentes criminais, aproveitou o facto de o funcionário da empresa de medicamentos estar a descarregar e entrou na carrinha, valendo-se de as chaves estarem no seu interior. O homem encetou fuga e foi detido pouco tempo depois na CREL. A GNR de Sintra contou com a colaboração do destacamento de trânsito da GNR de Carcavelos. O detido vai hoje ser presente ao tribunal de Sintra.
Infiltrações suspendem aulas em duas escolas
As aulas nas escolas Visconde Juromenha e básica n.º 4 de Belas, foram ontem suspensas devido a infiltrações de água nas salas, afirmou o presidente da EDUCA, empresa pública que gere os equipamentos educativos do concelho.
Segundo o presidente da EDUCA, António Canelas, as aulas foram suspensas nas duas escolas por que as fortes chuvadas de ontem provocaram infiltrações nas salas de aulas. “Tem havido chuvadas muito grandes. Na Visconde Juromenha estava a entrar água pelas janelas laterais e na n.º4 de Belas entrou água pela cobertura”, disse o responsável.
António Canelas adiantou que a maior parte dos alunos permaneceu na escola e que somente uma minoria foi para casa.
Manifestação na Câmara de feirantes de Mem Martins
Os feirantes de Mem Martins, da feira de Fanares e da Capela, realizaram esta manhã uma manifestação em frente à Câmara de Sintra onde exigiram uma solução que garanta a colocação dos actuais 185 lugares de venda num novo espaço.
No fim-de-semana, a PSP impediu a realização das duas feiras, no cumprimento de um edital que suspendeu a realização das mesmas a partir de 1 de Janeiro.
Os vendedores tinham montado as bancas na Tapada das Mercês (para onde está prevista a sua transferência), o que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Manuel do Cabo, representou "uma ocupação ilegal do espaço".
O presidente da associação de feirantes, Francisco Saramago, esteve hoje reunido com o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, e com o vereador responsável pelo pelouro das feiras e mercados, Baptista Alves, onde expôs duas propostas dos feirantes.
Segundo o responsável, não vai haver espaço suficiente na Tapada das Mercês para albergar os 185 feirantes das duas feiras.
jreis@correiodacidade.net
domingo, 10 de janeiro de 2010
Greve dos maquinistas da CP desconvocada
O Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses desconvocaram a greve agendada para a semana de 11 a 16 de Janeiro.
A CP tinha previsto para a próxima semana uma forte perturbação da circulação dos comboios, com atrasos e supressões pontuais, o que não irá acontecer uma vez que a greve inicialmente prevista foi desconvocada.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
BE alerta para atrasos na requalificação do Mercado da Tapada das Mercês
O Bloco de Esquerda alertou para os atrasos na requalificação do Mercado Municipal da Tapada das Mercês. Segundo os bloquistas, esta requalificação não irá avançar "durante o ano de 2010, uma vez que a Câmara de Sintra não incluiu no seu orçamento verbas para esta intervenção".
O Bloco de Esquerda levantou este problema na Assembleia de Freguesia do passado dia 29 de Dezembro, apresentando uma moção onde se exigem medidas urgentes para concretização das obras prometidas. A iniciativa foi aprovada por unanimidade.
"O edifício do mercado apresenta vários problemas de estrutura, existindo já um plano para a sua requalificação. No entanto, a obra tem vindo a ser adiada, levando ao detriorar das suas condições de funcionamento, com prejuizo para população e comerciantes", adiantou o BE em comunicado.
O Bloco de Esquerda lamenta que a Câmara de Sintra continue a adiar as obras e promete bater-se para que estas sejam uma realidade.
Dois homens assaltaram bomba de gasolina no Algueirão
Dois homens encapuzados e armados assaltaram na quarta-feira à noite, 6 de Janeiro, um posto de abastecimento de combustíveis em Algueirão-Mem Martins, disse ao Correio da Cidade fonte da PSP.
Segundo a mesma fonte, os dois homens, com idades “entre os 20 e os 25 anos”, assaltaram o posto no Largo José Lopes Miranda, às 20:00. Os dois homens assaltaram um cliente que se encontrava a abastecer o seu automóvel e fugiram apeados. O caso foi entregue à Policia Judiciária.
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Operação em Casal de Cambra prende três jovens
A PSP deteve hoje três jovens em Casal de Cambra durante uma operação no Bairro de Santa Marta para cumprimento de oito mandados de busca por suspeitas de posse de armas, droga e material furtado. A operação policial, que implicou o cerco do Bairro de Santa Marta, terminou às 09:15, após duas horas de buscas.
Segundo o comandante da divisão de Sintra da PSP, Hugo Palma,"foram apreendidas armas e material furtado. Alguns suspeitos foram levados à esquadra para serem identificados".
Os elementos da PSP cercaram hoje de manhã o Bairro de Santa Marta, onde um polícia foi recentemente agredido na sequência de desacatos, numa operação que resultou de vários inquéritos.
Nesta operação participaram elementos da esquadra de investigação criminal de Sintra e equipas de intervenção rápida de Sintra e da Amadora.
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Falta de água em Agualva
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 6 de Janeiro (quarta-feira) devido a ligações na rede, será interrompido o abastecimento de água das 9h00 às 12h00, afectando algumas ruas, em Agualva: R. João da Cruz Mateus e R. Artur Laje (da R. Francisco Lucas Pires até à R. Octávio Homem); R. Francisco Lucas Pires (da Av. Infante D. Henrique até à R. Maria Alda Nogueira, inclusive);