quarta-feira, 25 de junho de 2008

Festejos de S.Pedro

O concelho de Sintra vai estar em festa durante o próximo fim-de-semana, por altura dos festejos de S.Pedro, padroeiro do município. O ponto alto ocorrerá dia 27 de Junho, pelas 21H30, no Largo do Palácio da Vila, com o SintraFashion, entrada livre, local onde se irá também realizar, dia 29, pelas 22H00, um concerto com Luís Represas, Pedro Abrunhosa e Mafalda Arnauth, igualmente de entrada livre.
Música, teatro, arraiais, animações de rua e muito, muito mais…. As ruas de Sintra vão encher-se de cor e movimento, convidando todos os munícipes a participar nos vários eventos culturais e lúdicos que vão ter lugar.
A população de Sintra está convidada para assistir à apresentação das novas colecções dos estilistas Augustus, Júlio Torcato, Carlos Gil, Dorez Osório, Pedro Mourão e do joalheiro Gil de Sousa, dia 27 de Junho, pelas 21H30, no Largo do Palácio Nacional de Sintra.
Destaque para concertos de Jazz, com o quarteto “Salt Peanuts”, dia 27, pelas 22H00, na Biblioteca Municipal de Sintra, para a Feira Romana onde legionários e gladiadores se irão defrontar no Museu Arqueológico de S.Miguel de Odrinhas, permitindo a todos uma verdadeira viagem ao passado nos dias 28 e 29, das 15H00 às 23H30, com entrada livre e ainda para a iniciativa “Câmara Aberta” que vai, dias 28 e 29, entre as 15H00 e as 22H00, abrir pela primeira vez as portas dos Paços do Concelho à população que poderá, simultaneamente, assistir a seis concertos de música clássica. Para tal, o edifício dos Paços estará devidamente iluminado e decorado a preceito. Pelas ruas irão passear-se pares românticos que irão animar o centro histórico da Vila de Sintra.
O dia 29 de Junho, dia de S.Pedro e feriado municipal no concelho de Sintra, inicia-se com o hastear da bandeira nos Paços do Concelho, pelas 10H00.
Mais tarde, pelas 11H30 é inaugurada a Casa da Cultura de Mira Sintra - espaço de convívio há muito desejado pela população que vai poder reunir-se e praticar diversas actividades - com um teatro, um concerto e um recital de música, bem como exposições de pintura e escultura.
O Museu Ferreira de Castro inaugura, pelas 16H00, a exposição “Meu caro Ferreira de Castro”, para depois apresentar duas conferências e a projecção do filme “A Selva” de Leonel Vieira.
A finalizar as festas de Sintra, a autarquia convida todos os sintrenses a assistir no dia 29 de Junho, pelas 22H00, no Largo do Palácio Nacional de Sintra, a um concerto com Luís Represas, Pedro Abrunhosa e Mafalda Arnauth.