quarta-feira, 18 de março de 2009

Inaugurado parque de reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição

É hoje, 18 de Março, inaugurado o primeiro parque de reciclagem de Resíduos de Construção e Demolição (RCD) do concelho de Sintra. Acabar com a proliferação de despejos clandestinos de entulhos em Sintra é o principal objectivo deste equipamento.
Com uma área total de 10,5 hectares e situado em Pero Pinheiro, este parque faz a reciclagem de todos os tipos de RCD que, depois de sujeitos a triagem e britagem, são transformados em agregados granulares para utilização na indústria da construção (bases e sub-bases de pavimentos, aterros de valas e outras utilizações) com um custo inferior ao dos materiais novos.
Destes resíduos resultam ainda sub-produtos, como madeira, plásticos diversos, metais ou têxteis que tem dois destinos diferentes: são enviados para outras entidades gestoras de resíduos vocacionadas para valorização (metais, madeira e algum do plástico) ou enviados para aterro de resíduos não perigosos.
Esta unidade de reciclagem representa um investimento total de 1.500.000€ (que será aplicado em duas fases) e irá criar cerca de 10 postos de trabalho.
A inauguração conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara.