sexta-feira, 10 de julho de 2009

Ana Gomes em Monte Abraão

A candidata socialista à presidência da câmara de Sintra iniciou ontem, dia 9 de Julho, as vinte audições à população do concelho de Sintra, de forma a recolher informação para elaborar o seu programa de campanha.
Estiveram presentes mais de quarenta pessoas no auditório da escola Miguel Torga, em Monte Abraão. Fátima Campos, presidente e candidata à Junta de Freguesia de Monte Abraão, iniciou a sessão às 21:20. A segurança foi o principal tema abordado pelos participantes.
Luis Almeida trabalha numa empresa que, adiantou, “desde Janeiro já sofreu 27 assaltos”. “A minha principal preocupação ao nível do concelho prende-se com a insegurança. Sei que não é um problema só de Sintra mas como é cá que eu estou gostava de saber o que é que pensa fazer acerca disso caso seja eleita”, perguntou o munícipe.
A candidata socialista referiu que esta é uma “questão essencial para a vida económica do concelho” e que tem que “haver uma articulação entre a câmara de Sintra e o Governo” de forma a agilizar esta questão da insegurança. “Sabemos que até ao final do ano vai haver um aumento de 150 efectivos da PSP no concelho, mas também sabemos que alguns dos efectivos que cá estão vão pedir transferência para outros locais. Já a Policia Municipal devia ter muito mais importância do que hoje tem. Quando foi criada tinha mais de 100 agentes e hoje tem pouco mais de 20”, disse Ana Gomes, adiantando que o problema da insegurança não se resolve somente “pela via securitária”.
Respondendo a questões de outros munícipes, a candidata socialista e actual deputada do Parlamento Europeu, referiu também que a autarquia deve apostar mais no turismo em termos hoteleiros, uma vez que não faz sentido “os turistas visitarem Sintra e depois irem dormir a Lisboa ou a Cascais”.
Um dos munícipes questionou Ana Gomes sobre se “pretende atribuir um pelouro ao actual presidente da câmara caso vença as eleições”. Depois de muitos risos na plateia, Ana Gomes referiu que “caso Fernando Seara quiser ficar como vereador, o que não acredito, não terei quaisquer problemas com isso”.
“Fernando Seara teria era que cumprir o programa do PS e não o dele”, disse Ana Gomes.
A candidata Socialista adiantou ao Correio da Cidade que estas audições públicas às populações servem para “ouvir os munícipes, as pessoas interessadas, os representantes das instituições das freguesias para que me dêem as suas opiniões sobre quais as principais necessidades, sugestões de resolução de problemas quer das freguesias quer do concelho”.
“É muito importante porque quero elaborar um programa que corresponda aos anseios das pessoas. Esta oportunidade permitiu-lhes falar, dizer da sua justiça e permite-nos anotar quais as suas principais preocupações”, disse.
Esta foi a primeira audição pública agendada por Ana Gomes que, agora, vai ouvir os munícipes de outras 19 freguesias do concelho. As próximas audições públicas vão ter lugar hoje na cidade do Cacém. Às 18:30, a candidata socialista vai estar na escola primária nº2 do Cacém, com a presença da candidata à junta Leonor Vieira. Às 21.30 a candidata socialista desloca-se à escola secundária Matias Aires, em Agualva, onde vai contar com a participação do candidato a esta junta, Manuel Rocha.

Texto: jreis@correiodacidade.net
Foto (arquivo): Luís Galrão