quarta-feira, 8 de julho de 2009

Caso de gripe A em Mem Martins

Foi detectado na freguesia de Algueirão-Mem Martins o primeiro caso de gripe A (H1N1). A creche no bairro de São Carlos onde foi detectado o caso de uma criança com gripe A (H1N1) vai continuar aberta, uma vez que "não existe perigo de contágio", disse o director da instituição.
“Não existe perigo de contágio. Tivemos conhecimento deste caso no sábado através da Direcção-Geral da Saúde e do Hospital Dona Estefânia e fizemos imediatamente uma desinfecção à creche”, disse Carlos Silva, acrescentando que “todos os pais foram informados” pelos responsáveis da creche.
De acordo com Carlos Silva, a instituição vai manter as portas abertas uma vez que apenas “foi detectado um caso que entretanto já está controlado”.
Segundo o responsável, a criança de três anos esteve no México nos últimos 15 dias de Junho, tendo regressado a Portugal dia 30, e não apresentava sinais de estar infectada com a gripe A.
“A criança esteve nas nossas instalações nos primeiros três dias de Julho. Na sexta-feira (3 de Julho) à noite é que a mãe detectou que a criança tinha febre e levou-a ao Hospital Dona Estefânia, onde, depois de fazer exames, lhe foi diagnosticada a gripe”, explicou Carlos Silva, adiantando que a creche desconhecia que a criança teria estado no México.
Para o director da instituição, “o perigo de contágio acaba” sexta-feira, uma vez que será cumprido o sétimo dia após o diagnóstico.
“A criança está em casa medicada, não tem febre, e sexta-feira já podia regressar à instituição. No entanto, não vai regressar já porque segunda-feira vamos fazer um ponto de situação com o delegado de saúde, que vai fazer o atestado de quando é que pode regressar sem qualquer risco”, adiantou.

jreis@correiodacidade.net