segunda-feira, 7 de setembro de 2009

BE apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições contra presidente da junta de Agualva

O Bloco de Esquerda apresentou uma queixa à Comissão Nacional de Eleições contra o presidente e candidato da junta de Agualva. O BE acusa Rui Castelhano de utilizar os meios da freguesia para fazer campanha política, ao publicar o boletim da junta sem que tenha “dado oportunidade aos partidos da oposição de apresentar os textos para páginas normalmente por si ocupadas”.
“O presidente da junta de Agualva utilizou os meios da junta para fazer campanha e silenciou-nos. O boletim foi impresso com as páginas destinadas aos partidos da oposição em branco”, referiu André Beja, candidato do BE à câmara de Sintra.
Também o candidato da CDU à junta de Agualva, adiantou ao Correio da Cidade que não foi contactado pelo executivo da junta para entregar os textos para publicação.
Segundo André Beja, outra das razões que motivou esta queixa à CNE, foi a publicação de um texto “no qual Rui Castelhano se justifica de uma acusação de utilização indevida de dinheiros públicos, quando em Assembleia de Freguesia se recusou a falar sobre isso”.
“O Bloco de Esquerda considera que esta prática constitui uso indevido dos meios da junta para a campanha eleitoral e uma clara violação do princípio da independência e da igualdade”, adiantou.
O presidente da junta de Agualva, Rui Castelhano, adiantou ao Correio da Cidade que o executivo da junta solicitou ao presidente da mesa da Assembleia de Freguesia o destino a dar a três páginas do referido boletim. “Não sei se o presidente os contactou ou não, mas não tive nenhuma informação sobre o que colocar ali”, adiantou Rui Castelhano.
O presidente da junta foi acusado em Junho pelo PS e pela CDU de Agualva de estar, juntamente com um vogal do executivo, a frequentar uma pós-graduação paga com dinheiros da autarquia, num valor de 6360 euros.
Quanto à publicação de um texto no qual justifica esta questão, Rui Castelhano referiu que se tratou de retratar a “verdade dos factos” de uma calúnia.