segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PS ganha legislativas em Sintra

O PS foi o partido mais votado no concelho de Sintra nas eleições legislativas de 2009, com 37,56% dos votos, vencendo claramente o PSD, que obteve 21,63%, menos oito pontos percentuais do que obteve nas votações nacionais (29,12%). Ao contrário do cenário nacional, no qual o CDS-PP foi o terceiro partido mais votado, em Sintra o Bloco de Esquerda surge no terceiro lugar com 12,48% dos votos, seguido do CDS-PP (11,72%) e CDU (9,47%).
Resultados totais aqui

Reacções

Domingos Quintas (PS) - vereador sem pelouro e número dois à presidência da câmara de Sintra
"Em Sintra o PS teve uma enorme vitória pois fica acima da média nacional. É uma vitória excelente. É um partido que teve todos contra ele e mesmo assim obteve uma vitória clara. Quanto às próximas autárquicas, são eleições diferentes muito embora esta vitória nos estimule mais. Por aquilo que tenho visto no terreno acho que pessoas estão muito desagradadas com Fernando Seara porque houve muita promessa que não foi cumprida. "

Nuno Anselmo (PSD) – presidente da junta de São Marcos
“As eleições não correram bem. O Partido Socialista tem maioria relativa e acho que o primeiro-ministro tem que perder a arrogância que teve na forma como governou. Tem que ter mais humildade. A nível nacional o BE não cresceu como esperava, ficaram aquém do que estavam à espera. Acho que nestas coisas tem que haver serenidade. Estamos em campanha para as autárquicas e agora temos que nos focar nelas. As pessoas têm que julgar o trabalho de um conjunto de autarcas e os quatro presidentes de junta da cidade de Agualva-Cacém [PSD] fizeram um excelente trabalho e são estes que vão ser julgados dentro de quinze dias”.

André Beja (BE) – Candidato à presidência da câmara de Sintra
“O BE está, numa forma muito geral, muito contente com o resultado. Em Sintra dá-nos um bom resultado. Fomos o terceiro partido em Sintra, já tínhamos sido nas Europeias e nas legislativas de 2005, e agora tivemos mais quatro mil votos que em 2005. Isto mostra a consolidação do nosso projecto em Sintra. O BE contribuiu para a quebra da maioria absoluta do PS e duplicámos o nosso grupo parlamentar. A nível nacional tivemos mais meio milhão de votos do que em 2005, o que não era atingido por um partido à esquerda do PS há muito tempo”.

Lino Ramos (CDS) - presidente da concelhia de Sintra do CDS-PP e vereador da Coligação Mais Sintra
"Esta é uma vitória para os portugueses pois reconhecem a realidade do discurso do CDS-PP. Este é um concelho (Sinstra) de esquerda em que o CDS sobe bastante. É um excelente resultado. Nas zonas urbanas o CDS teve resultados sempre acima dos 10%. É a vitória do discurso da segurança e das pequenas e médias empresas".

Pedro Ventura (CDU) – Número dois da lista da CDU à câmara de Sintra
“Acho que a CDU cumpriu os objectivos a que se propunha: em primeiro lugar derrotar maioria absoluta do PS, em segundo, aumentar o número de votos (à volta de 30 mil votos a mais), e em terceiro, aumentar o número de deputados (mais 1, comparativamente às de 2005). Objectivos foram plenamente cumpridos. O CDS tem crescimento enorme. Não podemos fazer extrapolações para as eleições autárquicas. A CDU apresenta candidatos próprios, ao contrário do BE que apresenta o Francisco Louçã a todas as câmaras. Temos candidatos próprios que dão a cara e que não tentam passar cenários nacionais para locais de forma a capitalizar e a aumentar o número de votos. Por isso as autárquicas são eleições são diferentes. Se fizessem extrapolação de eleições quem teria ganho as legislativas seria o PSD e não o PS”.

jreis@correiodacidade.net