Dada a elevada afluência de público, a Câmara Municipal de Sintra decidiu prolongar por mais uma semana, ou seja até 14 de Outubro, a exposição “Alfredo Keil em Sintra – 100 anos depois”, patente na Adega Visconde Salreu, em Colares
Devido à importância que a região de Sintra teve na vida e obra de Alfredo Keil, a Câmara de Sintra decidiu dar a conhecer o seu trabalho e homenageia a sua figura, com esta exposição de pintura de sua autoria na Adega Visconde Salreu, propositadamente restaurada para o efeito e que, a partir de agora, irá funcionar como mais um pólo de cultura no Concelho de Sintra.
Para a maioria dos Portugueses Alfredo Keil (1850 – 1907) é, simplesmente o autor da música do Hino Nacional "A Portuguesa". Mas, Keil além de compositor, é reconhecido por uma multifacetada vida artística que passa pela escrita, poesia, fotografia, pintura e coleccionismo.
A exposição "Alfredo Keil em Sintra – 100 anos depois" procura associar à sua memória a magnifica região, que ele fixou, nas suas telas, desde a Volta do Duche em Sintra, ao Cabo da Roca, passando pelas arribas da Praia Grande e Praia das Maçãs e terminando no cenário único das Azenhas do Mar.
A exposição fica patente ao público até 14 de Outubro, no seguinte horário: de terça a domingo, das 11H00 às 19H00. Encerra à segunda-feira.
CMS/CC
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
Alfredo Keil em Sintra
Mais um acidente na estação da CP de Massamá
Uma jovem de 19 anos foi hoje colhida por um comboio na estação de Massamá, tendo sido transportada para o Hospital de S. José depois de assistida no local, disse à Lusa fonte do INEM. O acidente ocorreu cerca das 10:20, e a equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ao chegar ao local deparou-se com a vítima consciente, "mas muito agitada, tendo sido sedada, ventilada e entubada, dando posteriormente entrada no Hospital São José", disse a mesma fonte. Às 11:00, a estação de Sete Rios anunciava um atraso do comboio que faz a ligação Sintra-Lisboa de cerca de 38 minutos. O porta-voz da Comissão de Utentes para a Linha de Sintra, Rui Ramos, disse à Lusa que a jovem "foi trucidada por um comboio na extremidade da estação". "Essa zona tem uma rede a proteger a passagem dos utentes, mas que não oferece condições de segurança. Deveria haver uma vedação capaz para as pessoas não poderem passar ali", referiu Rui Ramos. O porta-voz da comissão disse que "é com profunda indignação" que vê ocorrer "mais um trucidamento" na estação de Barcarena, salientando que é o terceiro acidente do género ali ocorrido desde Agosto.
LUSA/CC
Notícias relacionadas:
REFER avança com passagem pedonal em Massamá
quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Dia Mundial da Música em Sintra
No próximo dia 28 de Setembro, o Maestro Álvaro Cassuto irá dirigir a Orquestra de Câmara de Sintra num concerto por ocasião do Dia Mundial da Música, que se comemora no dia 1 de Outubro. O concerto terá lugar no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, às 22h00.
A Orquestra de Câmara de Sintra pretende ainda assinalar os 275 anos do nascimento de Joseph Haydn pelo que o programa apresenta duas das mais emblemáticas obras do compositor: a Sinfonia n.º 44 e a Sinfonia n.º 49 “La Passione”.
Neste concerto, será ainda solista o trompetista Sérgio Charrinho, que irá interpretar dois concertos barrocos para trompete e orquestra, de Giuseppe Torelli e Alessandro Marcello.
Interrupção no abastecimento de água na Urbanização do Casal do Cotão
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 28 de Setembro (sexta-feira) das 08h30 às 13h00, será interrompido o abastecimento de água nas seguintes ruas:
-Rua Cidade de Omura;
-Rua Cidade de Setúbal;
-Rua Cidade de Almada.
Esta suspensão deve-se a obras do IEP na Estrada de Paço de Arcos.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Embalsamamento Egípcio em Odrinhas
O Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas inaugurou hoje uma exposição temporária intitulada "O Embalsamamento Egípcio (Homenagem a Rómulo de Carvalho)".
A realização desta exposição contou com algumas inestimáveis colaborações, destacando-se as do egiptólogo Luís Manuel de Araújo (coordenador científico), do Museu Nacional de Arqueologia, do Museu da Associação dos Arqueólogos Portugueses, do Museu da Sociedade de Geografia de Lisboa, e do Museu da Farmácia.
A exposição estará patente na sala «Mirabilia», entre 26 de Setembro e 31 de Dezembro de 2007, de quarta-feira a domingo entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00.
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Alterações Climáticas em Sintra
No próximo dia 25 de Setembro, pelas 16h, no posto de turismo do Cabo da Roca, é assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Sintra e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa para estudar os efeitos das alterações climáticas em Sintra, e definir estratégias de resposta.
Saber quais as consequências provocadas pelas alterações climáticas no concelho de Sintra, particularmente na zona costeira, e quais as medidas a adoptar é o objectivo de um estudo que vai ser elaborado pela Faculdade e Ciências da Universidade de Lisboa, cuja coordenação científica ficará a cargo do Prof. Filipe Duarte Santos.
Pioneira a efectuar um estudo desta natureza, a Câmara Municipal de Sintra pretende com este "Plano Estratégico para o concelho de Sintra face às Alterações Climáticas", fazer a análise do impacto ambiental das alterações climáticas, tendo em vista a melhor eficácia dos sistemas de prevenção e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, face aos problemas que poderão ocorrer no futuro em Sintra.
O Prof. Filipe Duarte Santos, cientista e coordena vários projectos nacionais e internacionais nas áreas do ambiente e alterações globais (sendo actualmente o investigador-coordenador do Projecto "Climate Change in Portugal. Scenários, Impacts and Adaptation Measures", terá a coordenação científica dos trabalhos com o objectivo de identificar estratégias de acção para a prevenção, controlo e minimização dos impactes provocados.
Neste Plano serão estudados cenários para o território de Sintra, nomeadamente nas vertentes sócio-económicas, climáticas, oceânicas e hídricas, zonas costeira, rural e urbana e parque natural.
Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins
Encontre nos locais habituais a nova edição do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins.
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
REFER avança com passagem pedonal em Massamá
Será construída, no prazo de 120 dias, uma passagem superior pedonal na estação de Massamá. Na sequência de ausência de resposta ao concurso público que a REFER lançou para a construção desta obra, a empresa procedeu a uma adjudicação directa, no passado dia 17 de Setembro, à empresa MTR - Gestão, Consultadoria & Comércio. A obra terá um custo de 248.989 euros.
A passagem superior pedonal ficará localizada à entrada da Estação de Massamá/Barcarena, a título provisório, e pelo período de duração dos trabalhos inerentes à obra da quadruplicação da linha de Sintra e remodelação das Estações de Massamá/Barcarena e Cacém.
Trata-se duma estrutura metálica com 2 metros de largura, que vai vencer um vão de cerca de 30 metros, correspondente à largura da futura via quádrupla. Os seus acessos serão assegurados por rampa do lado de Massamá e escadas e elevador do lado de Tercena. Toda a passagem, incluindo os acessos, ficará dotada de coberturas e de protecções laterais, bem como de iluminação pública.
O pavimento será revestido por material antiderrapante, e tanto as escadas como as rampas irão dispor de faixas com diferenciação de textura e cor contrastante (amarela) relativamente ao pavimento adjacente.
De modo a evitar o atravessamento da via nesse troço, será prolongada a guarda existente, em ambos os lados da via, entre os cais de passageiros e a passagem superior pedonal referida.
Ficam, assim, asseguradas, em boas condições de conforto e segurança, os atravessamentos desnivelados na Estação de Barcarena, garantindo-se as acessibilidades dos utentes com mobilidade reduzida.
Desporto Jovem em Queluz
O Centro Shotokai de Queluz apresentou no último domingo, 16 de Setembro, as suas equipas de futsal, infantis, iniciados e juvenis são os três escalões do futsal do Shotokai, o que representa o crescimento de um escalão, os infantis, relativamente ao ano passado.
O novo escalão vai começar este ano a jogar na III Divisão, mas iniciados e juvenis já fazem parte da I Divisão da modalidade.
O clube tem cerca de 50 miúdos no futsal, mas tem o objectivo de criar mais um escalão, os juniores. Dificuldades nos espaços onde treinam têm impedido a concretização dessa ideia.
O orçamento anual da modalidade ronda os 5 mil euros. As equipas técnica não são pagas pelo trabalho que desenvolvem e, este ano, a Câmara Municipal de Sintra não apoiou o clube.
Encontrar espaços desportivos para as equipas de futsal treinarem é um dos principais problemas. As equipas treinam duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras. Os juvenis, miúdos entre 14 e 15 anos, utilizam, das 21h às 23h, o Complexo Desportivo de Monte Abraão. Os iniciados e infantis treinam num ringue ao ar livre, em Massamá, das 20h às 21h30.
O responsável pelo projecto lamenta a falta de apoios da Câmara Municipal de Sintra e afirma que a autarquia podia e devia dar condições ao clube para treinar os seus jovens atletas. Quando chove, os dois escalões que treinam em Massamá, ficam impossibilitados de jogar, porque a modalidade não pode ser praticada nessas condições climatéricas.
O clube tem de garantir o transporte de muitos atletas, os treinos acabam tarde e, muitas vezes, é preciso fazer deslocações durante os campeonatos. Os jovens não pagam nenhuma mensalidade para fazer parte da equipa de Futsal.
PAIS APOIAM TRABALHO DO CLUBE
Alguns dos jovens que fazem parte das equipas do Shotokai vêem de bairros problemáticos da cidade de Queluz. A prática desportiva, e o trabalho desenvolvido pelo clube acaba por contribuir para o desenvolvimento desses jovens e são muitos os pais que dão os parabéns de reconhecimento ao Shotokai.
Em baixo da esquerda para a direita: Hugo Ramos, William Monteiro, Afonso Nogueira, João Carlos, João Félix, Alexandre Coelho
INICIADOS: Em cima da esquerda para a direita: Gonçalo Rodrigues, Gonçalo Valentim, Fernando Augusto, Rafael Pinto, Tiago Pereira, Rui Pereira, Ruben Moutinho
Em baixo da esquerda para a direita: Luís Marques, Julio Lopes, Fábio Cabral, Vasco Lourenço, Rui Martins, Fábio Barata
JUVENIS: Em cima da esquerda para a direita: Emanuel Vincent, Ruben Vincent, Paulo Lopes, Filipe Fernandes, Tiago Gonçalves, João Diogo
Em baixo da esquerda para a direita: Fábio Silva, Rodrigo Almeida, Helder Barreto, Nuno Coelho, João Pedro
Edição de Setembro do Correio da Cidade de Queluz
Alta Tensão desvaloriza propriedade em 100%
O Tribunal da Relação do Porto decidiu, num âmbito de um processo comum, que dado que os campos electromagnéticos gerados pelas linhas de alta tensão podem constituir perigo para a saúde de quem permanentemente fica exposto, dai decorre uma desvalorização dos terrenos da ordem dos 100%.
Esta decisão trata-se, na opinião de Joel Pereira, Juiz de direito, «de jurisprudência inédita, mas que vem de uma forma clara e com causas objectivas, fixar uma percentagem de desvalorização que cria a obrigação de indemnização pelo valor real do prédio».
O movimento cívico contra as linhas de muito alta tensão estará presente na Assembleia Municipal de Sintra que se realiza na próxima sexta-feira.
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Correio da Cidade de Queluz
Encontre nos locais habituais a nova edição do Correio da Cidade de Queluz.
Áreas territoriais das escolas originam protesto
A decisão de fazer corresponder a Massamá e Belas (Massamá Norte), o "Território Educativo 2 das escolas EB 2,3 D. Pedro IV e Secundária Miguel Torga, ambas localizadas na área geográfica de Monte Abraão causou polémica no inicío deste ano lectivo e obrigou a alunos de Monte Abraão a frequentar escolas noutas freguesias.
A medida da responsabilidade da Câmara Municipal de Sintra é reprovada pela Junta de Monte Abraão que afirma ser «contra a correspondência dos "Territórios Educativos" destas duas escolas de Monte Abraão a Massamá e Belas (Massamá Norte). Se estas escolas pertencem a Monte Abraão e se Monte Abraão tem alunos para as preencher, é de todo incompreensível a referida correspondência.» O comunicado da autarquia lembra que, «é absurdo que alunos residentes em Monte Abraão, dispondo de escolas na sua área de residência, tenham que recorrer e deslocar-se para escolas de outras freguesias ou escolas que não são da sua preferência.» A Junta afirma que na prática, existiram alunos de Monte Abraão em escolas fora da sua freguesia, «porque os lugares das escolas de Monte Abraão estão ocupados por alunos de outras freguesias.»
A Junta de Freguesia admite limitações de competências para tratar este assunto, mas refere que «tudo fará para que este mapa territorial educativo seja alterado.
Edição de Setembro do Correio da Cidade de Queluz
segunda-feira, 17 de setembro de 2007
"Sintra - 7 Anos numa Ilha"
O livro “Sintra – 7 anos numa ilha”, da autoria dos fotógrafos Emídio Gomes e Gustavo Figueiredo, vai ser apresentado publicamente pelo vereador do Turismo da Câmara de Sintra, João Soares, a 20 de Setembro, pelas 21H00, no Palácio Valenças.
A obra, apoiada pela Câmara de Sintra e editada pela Texto Editores, resulta de sete anos de trabalho exaustivo, durante os quais os dois autores viajaram pela região de Sintra, fotografando as mais desconhecidas e misteriosas paisagens da Vila, Serra e praias desta "ilha".
Correio da Cidade de Agualva-Cacém
Encontre nos locais habituais a nova edição do Correio da Cidade de Agualva-Cacém.
Descobrir os segredos da música
É um dos espectáculos mais procurados no concelho de Sintra. Os bilhetes esgotam vários meses antes de cada concerto. Não se trata da actuação de nenhuma estrela pop nem rock, os concertos são para bebés e tem feito sucesso entre os pais que parecem rendidos ao projecto de Paulo Lameiro.
O Centro Cultural Olga Cadaval é o palco, onde 60 bebés assistem a uma fantástica experiência de música e de cor. Em declarações ao CORREIO DA CIDADE Paulo Lameiro refere que «os bebés estão numa fase de aprendizagem e manter cerca de 60 bebés concentrados durante o concerto só é possível dando-lhes coisas novas», cativar o interesse e prender a atenção dos bebés é o segredo do espectáculo que dura cerca de 45 minutos. Timbres diferentes, gramáticas musicais distintas, géneros musicais variados fazem parte do concerto. Paulo Lameiro acrescenta também a importância da acústica como factor central, «o bebé pode ouvir exactamente esta música através de um simples leitor de CD, mas a grande descoberta que o bebé faz é o som da música ao vivo», a intensidade dos sinais, da informação que capta é cerca de cinco vezes maior.
No espectáculo, é possível ver bebés de diferentes idades «a maioria começou agora a caminhar, o som é um dos estímulos para essa vontade de descobrir o mundo à sua volta, mas temos o bebé de colo em que a visão ainda não é muito apurada, mas fica pasmado com os sons o que os rodeiam».
Os dois concertos que se realizam todos os meses abrangem cerca de 120 bebés. Esta é uma das razões para que em Sintra seja difícil conseguir um bilhete para o concerto. Paulo Lameiro afirma que, do ponto de vista da produção, é difícil realizar mais concertos. Para além de Sintra, Porto e Leiria são as outras cidades que recebem regularmente o projecto, em Espanha também se têm realizado alguns espectáculos, são estes factores que impossibilitam a marcação de mais dos concertos e aumentar o número de participantes por espectáculo está completamente afastada. «O projecto vive da intimidade e cumplicidade, começamos por conhecer os bebés pelos nomes, este projecto não poderia desenvolver-se numa sala grande. O facto do bebé ver mal exige uma proximidade e não queremos utilizar sistemas amplificados, o que teria de acontecer numa sala maior.»
Nesta conversa com o CORREIO DA CDADE Paulo Lameiro afirma já terem existido algumas propostas para passar o concerto para o suporte de DVD, mas «o projecto não vive nesse suporte, a essência do concerto é partilhar a música e a ideia de que a festa é humana, feita por pessoas com expressão e emoções.»
Os concertos para bebés são assim, os bebés são convidados a ouvir, é a fruição musical partilhada entre intérpretes, bebés, pais, irmãos e avós que alicerça todo o projecto. Os concertos têm como matriz a chamada música clássica, mas desenvolvem-se num alinhamento recheado de temas tradicionais, do pop-rock e de improvisações vocais-instrumentais, com a participação de todos os intervenientes.
Cada espectáculo é uma experiência de cumplicidades, onde os sons e os silêncios a todos surpreendem. De Monteverdi a Mozart, do cavaquinho aos didgeridoos, trocam-se espantos e ouvem-se suspiros, a superior qualidade dos instrumentistas inunda a sala de momentos fortes e os cantos estimulam o encantamento do momento.
Edição de Setembro do Correio da Cidade de Agualva-Cacém
Junta de São Marcos promove abaixo-assinado contra Governo
O Ministério da Educação decidiu acabar com os 7º, 8º e 9º anos na freguesia de São Marcos. A Junta de Freguesia lança agora um abaixo-assinado contra esta medida e pede à ministra da Educação que volte atrás na sua posição.
A decisão do Ministério, tomada em Junho, originou grandes críticas da comunidade escolar e Junta de Freguesia. Na altura a autarquia emitiu um comunicado muito duro para o Governo. Passados alguns meses, e depois de por duas vezes a Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), ter recusado reuniões para debater esta questão, a Junta avança com um abaixo assinado. No documento pode ler-se «queremos as nossas crianças a estudar em São Marcos», e são avançados os argumentos contra a decisão do Ministério. «São Marcos faz parte da cidade de Agualva-Cacém, mas encontra-se distanciada do resto da cidade pelo IC-19. Por isso as nossas crianças têm de apanhar dois autocarros para chegar à escola, sem que existam horários adequados», afirma o documento.
O abaixo-assinado lembra que a ministra da Educação «tem afirmado que iria abrir escolas onde elas são precisas. São Marcos é uma das freguesias mais jovens do país.» Segundo a carta educativa do concelho de Sintra deverão viver em São Marcos em 2011, 2045 crianças dos 0 aos 4 anos, 1611 crianças dos 5 aos 9 anos e 1742 crianças dos 10 aos 13 anos.
O abaixo-assinado está disponivel na Junta de Freguesia e em muitos locais públicos da freguesia de São Marcos.
Edição de Setembro do Correio da Cidade de Agualva-Cacém
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
Apoio à Integração de Imigrantes
Os imigrantes do Concelho de Sintra vão poder usufruir do novo Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII) em Mem Martins, a partir do próximo dia 17 de Setembro.
No dia 12 de Julho de 2007 foi assinado o Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Sintra e o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) para a criação de um Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes integrado no Gabinete de Apoio ao Munícipe e Controlo de Processos.
O CLAII integra uma rede de postos de atendimento que visam o esclarecimento dos cidadãos imigrantes no tratamento de matérias relacionadas com a permanência em território nacional, encaminhamento e acompanhamento de questões de regularização.
O objectivo da CLAII é a existência de uma articulação estreita entre as várias entidades do Concelho para a criação de respostas integradas ao nível da; Acção Social procurar dar resposta a situações de pobreza extrema; Emprego através de apoio na busca de emprego, formação e reconhecimento de habilitações; Educação fomentar o acesso à escola e ao ensino do português; Saúde através do acesso ao sistema nacional de saúde e acolhimento nos centros de saúde; Mudança de mentalidades através da cultura, desporto e da comunicação social; Associações de Imigrantes
O CLAII dispõe de duas salas exclusivamente dedicadas ao atendimento personalizado dos imigrantes funcionando com um horário de funcionamento alargado (das 10h00 às 20h00), o qual permite um acesso privilegiado a todos os imigrantes do Concelho de Sintra.
sábado, 8 de setembro de 2007
Interrupção no abastecimento de água no Cacém e em algumas zonas de S. Marcos e Rio de Mouro
Os Serviços Municipalizados de Sintra informam que no dia 11 de Setembro (terça-feira) das 9h00 às 11h00, será interrompido o abastecimento de água nas seguintes zonas:
- Cacém
- S.Marcos: Cotão, Zona Industrial da Bela Vista e Bairro da Bela Vista
-Rio de Mouro: Asfamil, Serra da Ligeira, Quinta da Estribeira e Vale Mourão
Esta suspensão deve-se a obras na rede pública de abastecimento de água.
Falta de água em Algueirão-Mem Martins
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS) informam que no dia 12 de Setembro entre das 9h às 17h, será interrompido o abastecimento de água nas seguintes zonas da freguesia de Algueirão-Mem Martins:
- Algueirão (zonas baixas);
- Ruas: Carrascal, Rio da Azenha, Fanares, Zambuzal, Moçambique, Azenha, Cima de Fanares, Estação, Horta de Fanares, República Popular de Moçambique, Angola, Olivença, Padre Andrade, Macau, Nossa Snehora da Natividade, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, António Cândido, Índia Portuguesa;
- Praceta: Combate do Ultramar, Alexandre Herculano, Goa, Damão e Índia Portuguesa;
- Alameda D. Afonso de Albuquerque;
- Travessa de Fanares;
- Estradas de Mem Martins e do Algueirão (junto à Estação da CP).
sexta-feira, 7 de setembro de 2007
Pagamento automático, ultrapassa os 22 500 milhões
De acordo com os dados da SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços), disponíveis no sistema de informação Sales Index da Marktest, o valor das compras efectuadas em Portugal, pagas através do sistema de pagamento automático, ultrapassa os 22 500 milhões de Euros.
Lisboa é o concelho com maior número de terminais de pagamento automático (17088), seguido do concelho do Porto e do concelhos de Sintra. Também no que respeita ao número de compras efectuadas com pagamento automático, os lugares cimeiros mantém-se, tendo estes três concelhos realizado em 2006 mais de 117 milhões de compras pagas através de pagamento automático.
Já em relação ao valor das compras, Lisboa e Porto mantém a primeira e segunda posição respectivamente. Contudo, o terceiro lugar pertence a Cascais. O valor das compras efectuadas nestes três concelhos e pagas através de pagamento automático ultrapassou em 2006 5,6 mil milhões de euros, 25% do valor total em Portugal.
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Luís Filipe Menezes em Sintra
Amanhã, Sexta-feira, às 11H15, o candidato à liderança do PSD, Luís Filipe Menezes, visita a ARPIAC – Associação de reformados, pensionistas e idosos de Agualva-Cacém.
Às 12H30, Luís Filipe Menezes almoça no restaurante Moinho Verde com vereadores da Câmara Municipal de Sintra e autarcas das Juntas de Freguesia do concelho no Largo Gama Barros. O CORREIO DA CIDADE confirmou que Marco Almeida, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, estará presente no almoço de apoio à candidatura de Luís Filipe Menezes.
O revólver de Tchekov, em Sintra
Completando o “Roteiro da Intemporalidade” iniciado em 2005 e dedicado aos três grandes dramaturgos que marcaram a passagem dos séculos XIX para o XX, Strindberg, Ibsen e Tchekov, a Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva vai apresentar dois espectáculos, baseados em obras deste último autor.
Esta 55ª produção da Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva, tem estreia marcada para o próximo dia 14 (ante-estreia a 13) na Casa de Teatro de Sintra, mantendo-se em cena até 14 de Outubro com representações de quinta a sábado às 21,30h e domingos às 18h.
São intérpretes Nuno Correia Pinto, Pedro Cardoso, Hugo Amaro, Sónia Louçada e Fernando Figueira; a fixação do texto, dramaturgia e encenação é de João de Mello Alvim.
Hélder Rodrigues fora de perigo
Hélder Rodrigues está livre de perigo depois de na última terça-feira ter tido um acidente no decorrer do rali da Patagónia-Atacama que começou na Argentina e termina no Chile. Hélder Rodrigues foi submetido a uma delicada intervenção cirúrgica em que lhe foi retirado o baço mas o seu estado é estacionário. O próximos dias são decisivas para o piloto português que já terá acordado do coma induzido.
O acidente aconteceu na 8ª etapa da prova que liga Bahia Inglesa a Antofagasta num percurso de 582 quilómetros. Hélder Rodrigues caiu da mota após um violento despiste.
O piloto sintrense é considerado um dos melhores do mundo de todo-o-terreno. Assinou este ano pela Lagos Team para participar em algumas provas da Taça do Mundo e preparar-se para a próxima edição no Rally Lisboa Dakar.
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Tentativa de assalto violento em Mem Martins (actualizada)
Pouco passava das 15h30 quando quatro indivíduos tentaram assaltar uma carrinha de valores na Rua Coudel, em Mem Martins.
Os assaltantes conduziam uma viatura Honda Accord, que se presume roubada. Durante a tentativa de assalto foram efectuados vários tiros, tendo dois deles atingido as pernas de um dos funcionários da companhia de segurança privada, e outro, uma viatura que se encontrava estacionada junto à carrinha de valores (fotografia ao lado).
Os assaltantes fugiram na direcção do Bairro de São José, mas com um dos pneus frontais furados, abandonaram a viatura, na Rua Abel Manta (fotografia ao lado). Nesse momento com recurso a uma caçadeira roubam outra viatura, uma carrinha Renault Mégane, onde se encontrava um casal.
Segundo um popular que se encontrava no local, nestes últimos dias tem ocorrido vários assaltos nas redondezas que possivelmente terão sido realizados pelos mesmos indivíduos responsáveis pela violenta tentativa de assalto desta tarde.
Debate sobre Mercado de Trabalho/Os Desafios Do Século XXI
No próximo dia 15 de Setembro o Partido Socialista da Concelhia de Sintra vai realizar um colóquio intitulado, “Mercado de Trabalho/Os Desafios Do Século XXI”. A iniciativa vai ter lugar na Sala Nau do Palácio de Valenças na vila de Sintra das 9H00 às 13H00 e vai contar com a presença de Vieira da Silva (Ministro do Trabalho), Antonio D´Ornelas, um representante da UGT, um representante da ARLIS (ainda não confirmado) e Maria José Gambôa, deputada parlamentar.
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Curso Profissional para Acompanhantes de Idosos
Os jovens e adultos interessados em formação profissional para trabalharem com idosos, no domicílio ou em instituições, dispõem agora de um curso profissional, em regime nocturno, em Queluz.
É uma iniciativa da Escola Secundária Padre Alberto Neto e pretende responder às necessidades da comunidade.
Trata-se de um curso profissional, com a duração de dois anos, para candidatos com pelo menos 18 anos. A equipa de formadores inclui professores da Escola e técnicos especializados em Geriatria.
O Curso Profissional “Agente em Geriatria” insere-se na Iniciativa Novas Oportunidades e proporciona um certificado de nível 2 e diploma do 9º ano. Os finalistas desempregados farão um estágio de 120 horas em instituições da região. É uma saída profissional para pessoas que desejem trabalhar com idosos, tanto no domicílio como em instituições da especialidade. As aulas funcionam das 19.00 às 23.45, de 2ª a 6ª feira, a partir de 13 de Setembro, nas instalações da Escola. O curso é financiado pelo Ministério da Educação, não incluindo propinas.
Mais informações através do telefone 214343200 da Escola Secundária Padre Alberto Neto.
Música, dança e multimédia
O Largo do Palácio Nacional de Sintra vai ser palco, dia 8 de Setembro, pelas 22H00, de um espectáculo onde se “fundem” a dança, a música, a arte circense e a multimédia, com actuação da Companhia de Dança Contemporânea de Sintra. Com entrada livre, a Câmara de Sintra convida a uma noite mágica.
Nessa noite vai ser possível viajar até vários cantos do mundo: Fado, Flamenco, Dança Contemporânea, Dança Oriental, Percussão, Sapateado, Arte Circense, Demonstrações Equestres, Música ao vivo e Multimédia são os ingredientes de um espectáculo muito forte e com grande componente cultural.
“Caminhos”, cria vários palcos de Acção, de forma a que, mais do que um espectáculo convencional, seja uma apresentação altamente interactiva e interventiva com o público e com a área circundante.
Esta criação tem a assinatura da bailarina e coreógrafa Lucília Baleixo e do Ai! a Dança Atelier, cujo principal objectivo é criar a pensar no grande público.
Queda de avião em Sintra
Um avião Chipmunk MK20, com dois tripulantes, realizou ontem à tarde, pelas 13H00, uma aterragem forçada, num descampado no Algueirão, a poucos metros da Casa de Saúde do Telhal.
A Academia da Força Aérea (AFA) opera actualmente 6 Chipmunk MK20, que utiliza na instrução elementar de voo, no âmbito do processo de admissão à AFA.
I Feira de Velharias e Antiguidades de Monte Abraão
A Junta de Freguesia de Monte Abraão irá, no âmbito das comemorações do seu X Aniversário, realizar a I Feira de Antiguidades e Velharias de Monte Abraão.
O evento decorrerá entre as 10H00 e as 17H00, dia 8 de Setembro, no Parque 25 de Abril, em Monte Abraão e as inscrições para a iniciativa terminam amanhã, dia 5. As inscrições podem ser efectuadas nas instalações da Junta de Freguesia ou através do site Junta de Freguesia, mediante o preenchimento de formulário.
Os GNR no Casino Estoril
Num aguardado reencontro com o público do Casino Estoril, os GNR apresentam-se no Du Arte Lounge, na próxima Quinta-Feira, pelas 23h30. Reconhecido pelas suas actuações, também, em espaços intimistas, Rui Reininho protagoniza mais um grande concerto. “É, de facto, com expectativa que se regressa ao Casino Estoril depois de uma longa ausência”, diz o intérprete.
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
1º encontro fotográfico Olhar Sintra
A Associação Alagamares e a Comunidade Reflexos OnLine, vai organizar no próximo fim-de-semana de 8 e 9 Setembro, o 1º encontro fotográfico Olhar Sintra.