quarta-feira, 30 de abril de 2008

"O Gato das Botas"

Ao revisitar este clássico infantil, o Reflexo, propõe transformar o conto de Charles Perrault numa estonteante aventura liderada pelo mais corajoso e divertido dos Gatos. Muita acção, humor e música, cenários que giram e voltam a girar, pintando um mundo de fantasia mesmo à frente dos olhos de quem assiste e um elenco que respira boa energia e vivacidade.

Ficha artística:
Michel Simeão (adaptação teatral e encenação) / Lavínia Roseiro, Michel Simeão e Mónica Pedroto (interpretação) / Michel Simeão (direcção musical e temas originais) / Kontrast – João Simões (cenografia, design gráfico) / Ana Custódio (produção executiva)

Data: 4 de Maio, 16h
Local: Av. Heliodoro Salgado, 41, 1ºFundo - 2710 - 575 Sintra (Próximo do Museu de Arte Moderna, por cima do Supermercado Ponto Fresco)

"Aqui no Paraíso" do Teatro Agita

'Aqui no Paraíso', que faz parte da programação cultural do espaço Reflexo, é um espectáculo baseado no tríptico do autor sueco Pär Lagerkvist , Den Svåre Stunden ('A hora difícil'). Em três momentos distintos vários personagens são confrontados com a sua própria morte, não tendo porém total consciência do estado em que se encontram ou do rumo a seguir. 'Aqui no Paraíso' revela momentos cruciais que deambulam entre o real e o fantástico e onde sonhos e pesadelos apelam à eminência e utilidade da Vida.
Ficha artística
Miguel Fonseca (direcção e encenação) / Ana Gil, João de Brito e Miguel Branca (interpretação) / João Santos (sonoplastia e composição) /Vanessa Espadinha (desenho de luzes e luminotecnia) /
Rui Tapadinhas e Cristina Silva (produção)

Data: 2 e 3 de Maio às 21h30m

Local: Av. Heliodoro Salgado, 41, 1ºFundo - 2710 - 575 Sintra (Próximo do Museu de Arte Moderna, por cima do Supermercado Ponto Fresco)

Curso de Reiki em Mem Martins

Ao participar num curso de Reiki Nivel 1 do Espaço Violeta , "descobrirá um novo caminho de transformação , um renascimento, do ser, e a sua vida será transformada. O Reiki vai ainda acelerar a sua cura mental e física, e o seu crescimento espiritual".

Data: 3 de Maio
Local: Rua josé Brandão de Almeida, nº 13 Lj Dtº em Ouressa, Mem Martins

Falta de água no bairro de São Carlos em Mem Martins

Os SMAS-SINTRA informam que no dia 6 de Maio (terça-feira), será interrompido o abastecimento de água, previsivelmente entre as 9h00 e as 12h00, afectando as seguintes ruas:
Rua Vasco Santana, Rua Ivone Silva, Rua Barreto Poeira, Rua Beatriz Costa, Rua António Sacramento, Rua Teresa Gomes, Rua António Silva, Rua Dr. Sousa Martins, Rua Leopoldo de Almeida, Prct. Eng. Carlos Santos, Rua Eng. Carlos Santos, Rua da Lagoa Marinha, Rua 31 de Janeiro, Rua 5 de Outubro.
Esta interrupção deve-se a obras na rede pública de abastecimento de água.

Escultura de balões e pinturas faciais

A bYfurcação Associação Cultural, com o apoio da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem-Martins, apresenta o workshop de escultura de balões e pinturas faciais (nível 1). Neste workshop os participantes aprenderão as técnicas básicas destas 2 artes. Teoria, materiais, técnicas e práctica serão os temas que compoem esta actividade. O workshop está dividido em 2 sessões no mesmo dia. Sendo de manhã dedicado à escultura de balões e à tarde de pinturas faciais.

Data: Dia 1 de Maio
Escultura de balões – Das 10h às 13h
Pinturas faciais – Das 15h às 18h
Local: Espaço convívio em Mem Martins

Dia do Sol em Queluz

Com o objectivo de sensibilizar para as questões da sustentabilidade a partir da utilização da energia solar e da poupança dos recursos energéticos fósseis, a Câmara de Sintra e a Agência Municipal de Energia de Sintra (AMES) vão assinalar o Dia do Sol, a 3 de Maio, no Parque Felício Loureiro, em Queluz, das 10H30 às 12H30 e das 14H00 às 17H30.
Embora Portugal seja privilegiado em termos de horas de sol, já que é um dos países da Europa com maior incidência de radiação solar, aproximadamente 2.500 horas/ano, a utilização deste recurso energético é ainda pouco expressiva, o que aumenta a necessidade de uma maior sensibilização para o seu correcto uso.
Assim, vão realizar-se um conjunto de iniciativas que procuram ilustrar a importância e o alcance do sol, abordando as questões relativas ao seu potencial energético, factos e curiosidades, como um kit de colector solar com uma base a imitar um telhado, um circuito de carros solares para crianças, uma exposição de brinquedos solares, observação do sol através de um telescópio, exposição de fornos solares para confecção de alimentos e a realização do atelier “O Astro Rei”.
Neste dia, realizar-se-ão ainda experiências sobre a acumulação da energia térmica nos materiais, como refractar os raios solares, experiência de construção de painel solar para aquecer água (“chá quente com o sol”), corrida de sapos/carros solares, jogos e experiências com painéis solares e brinquedos solares.
O objectivo é alertar para o problema do aquecimento global e para o aumento das emissões de GEE (gases com efeito de estufa); para a necessidade da utilização das energias renováveis e, em particular, da energia solar; informar os munícipes sobre locais de utilização deste tipo de energia; contribuir para o conhecimento científico e para a cidadania ambiental.
Info: CMS

sábado, 26 de abril de 2008

Protesto da Coopalme

A repartição de Finanças da Tapada das Mercês vai ser um dos locais do protesto dos moradores do Bairro da Coopalme.
Os moradores e proprietários deste bairro situado no Algueirão vão manifestar-se no próximo dia 30 de Abril, quarta-feira, para mostrar às autoridades locais o seu descontentamento face ao abandono e à degradação em que se encontra o Bairro onde habitam.
Cansados de esperar por promessas vãs, os moradores prometem realizar uma manifestação cívica e sem “desacatos” que vai decorrer em três locais diferentes da freguesia.
O ponto de encontro está marcado para as 12:30 na Escola 2+3 Mestre Domingos Saraiva onde os moradores vão mostrar sinais evidentes da degradação de muitos dos espaços do bairro. Depois seguem para a repartição de Finanças da Tapada das Mercês onde, por volta das 15 horas, vão efectuar o pagamento do IMI, o Imposto Municipal sobre Imóveis. Esta iniciativa pretende mostrar que com os valores das suas contribuições à autarquia, os moradores esperavam ter algum retorno em benfeitorias para o bairro.
Esta acção de protesto termina no Bairro da Coopalme ás 18:30 onde os responsáveis por esta manifestação vão reunir-se com os restantes moradores deste bairro.

MOTIVOS DO PROTESTO EXPLICADOS A SEARA
Na carta que foi enviada ao presidente da Câmara de Sintra e ao Governo Civil de Lisboa, a dar conta desta manifestação, os organizadores deste protesto dizem que há mais de vinte anos que se sentem abandonados pelo poder local. São necessárias pequenas obras de recuperação e melhoramentos em vários locais mas até agora nada foi feito.
Os moradores exigem o fim dos estaleiros das obras que terminaram há 15 anos, a construção de arruamentos, passeios, espaços verdes, parques infantis, passadeiras e limitadores de velocidade.
Na carta endereçada a Fernando Seara os moradores do Bairro da Coopalme justificam esta manifestação pelo facto de até agora nada ter sido feito apesar de há mais de um ano que estes problemas são do conhecimento da autarquia. Dizem aliás que a “autarquia nem sequer demonstra saber quais são os terrenos do domínio público sob os quais tem deveres”.
A manifestação de dia 30 de Abril é assim a forma encontrada pelos moradores para darem visibilidade às suas preocupações e exigirem ás autoridades locais medidas para acabar com a degradação de um bairro onde vivem 700 famílias.

Publicado na edição do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins

Última edição do Correio da Cidade

Encontre nos locais habituais a última edição do Correio de Agualva-Cacém.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Última edição do Correio da Cidade

Encontre nos locais habituais a última edição do Correio de Algueirão-Mem Martins.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Falta de água em Queluz

Os SMAS-SINTRA informam que no dia 23 de Abril (quarta-feira), será interrompido o abastecimento de água, previsivelmente entre as 9h00 e as 15h00, afectando as seguintes ruas:
Av. Miguel Bombarda até ao cruzamento com a Rua Bica da Costa (afectando as habitações com os n.º ímpares);
Rua Bica da Costa (entre a Av. Miguel Bombarda e a Rua Luís Simões);
Av. Miguel Bombarda, desde o cruzamento com a Rua Bica da Costa até à Estação da CP (afectando as habitações com os n.º pares).
Esta interrupção deve-se a obras na rede pública de abastecimento de água.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

N117: Dois meses depois tudo na mesma

Dois meses depois do desabamento do muro na N117 entre Queluz e Belas que provocou a morte de duas jovens, a estrada e a ribeira continuam separadas por protecções provisórias. Na zona o tráfego automóvel é intenso, e a instabilidade climatérica dos últimos meses aumenta o risco de nova tragédia.
Fátima Campos, presidente da Junta de Freguesia de Monte Abraão, considera a situação "escandalosa". A autarca tem assumido, desde a altura do acidente, uma postura muito crítica perante a Empresa Pública Estradas de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra. A presidente da Junta considera que essas entidades públicas deveriam assumir as responsabilidades da tragédia que ocorreu a 18 de Fevereiro. Mas passado mais de dois meses, ninguém assume responsabilidades, e o local do acidente continua a apresentar riscos para quem, todos os dias, passa no local. Até ao fecho desta edição não foi possível obter reacção da Estradas de Portugal a esta situação.

FÁTIMA CAMPOS LANÇA FORTE ACUSAÇÕES
A presidente da Junta de Monte Abraão considera lamentável que os presumíveis responsáveis da tragédia “fujam todos com o rabo à seringa”. Fátima Campos lança quatro questões; “Em situações de grandes enxurradas, aquela estrada deveria ser imediatamente fechada à circulação pelas autoridades competentes. As vítimas foram avisadas? Por quem? Pela PSP, pela Protecção Civil de Sintra? O muro caiu durante a madrugada. Alguém responsável teve o cuidado de sinalizar o perigo?”, sublinha a autarca. Fátima Campos pede assim que sejam apuradas responsabilidades e que não seja esquecido o apoio social às famílias.
FM

Publicado na Edição do Correio da Cidade de Queluz

25 de Abril na cidade de Queluz

A Junta de Monte Abraão, está a convidar toda a população a estar presente na cerimónia do "Hastear da Bandeira", que se realizará no dia 25 de Abril, pelas 9H30, na sede da Junta de Freguesia. Pelas 10H00, no Parque 25 de Abril, os autarcas da freguesia oferecerão à população, brindes alusivos à efeméride.
A Junta de Queluz, organiza um espectáculo musical e de pirotecnia, no Parque Urbano Felício Loureiro, dia 24. A partir das 21h30 actua Celina, Martina e Micaela seguindo-se um espectáculo de pirótecnia.
Contactada a Junta de Massamá não foi possível apurar a existência de um programa de comemorações para o dia 25 de Abril.

sábado, 19 de abril de 2008

Última edição do Correio da Cidade

Encontre nos locais habituais a última edição do Correio da Cidade de Queluz.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Distrito de Lisboa em alerta amarelo

A Protecção Civil vai accionar o alerta "amarelo", o segundo de uma escala de quatro níveis, a partir das 20:00 de hoje, devido à previsão de chuva, vento e ondulação forte.
Em comunicado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) refere que o Comando Nacional e os Comandos Distritais de Operações de Socorro vão estar em alerta "amarelo" até às 20:00 do próximo domingo.
O alerta "amarelo" significa um "reforço da estrutura operacional e maior preparação dos agentes de protecção civil para o socorro imediato".
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê um "agravamento" do estado do tempo a partir do final da tarde de hoje no Continente.
De acordo com o IM, durante a noite de hoje e a próxima madrugada o vento vai soprar forte a muito forte do quadrante Sul em todo o Continente, sobretudo nas terras altas das regiões Norte e Centro, onde deverá soprar muito forte.
O IM prevê, igualmente, chuva durante o mesmo período, que será forte nas regiões do Norte e Centro.
Até segunda-feira mantêm-se condições para a ocorrência de precipitação e vento, por vezes forte em todo o território, adianta um comunicado do IM.
Por sua vez, a Autoridade Nacional de Protecção Civil prevê inundações no meio urbano, danos em estruturas montadas ou suspensas, aumento do número de acidentes de viação devido ao piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, além de queda de árvores.
A ANPC recomenda à população que feche as portas e janelas, o adiamento de viagens para as zonas mais afectadas, uma condução com cuidado e velocidade reduzida.
LUSA

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Gupo Mello: Gestão pública é um erro

O presidente do grupo José de Mello Saúde acusou hoje o Governo, após o anúncio do fim da gestão privada do Hospital Amadora-Sintra feito por José Sócrates há cerca de um mês, de ignorar os elevados benefícios que o Hospital Amadora-Sintra trouxe à população e que seriam impossíveis de obter num hospital de gestão pública.
Salvador de Mello falava durante um encontro com a comunicação social em que apresentou os resultados do Hospital Dr. Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e que, segundo disse, se traduzem em elevados benefícios para a população que serve, cerca de o dobro dos 350 mil utentes inicialmente estimados.
Salvador de Mello afirmou que o desempenho deste hospital seria impossível de obter se a gestão fosse pública.
FM com LUSA

terça-feira, 15 de abril de 2008

Falta de água em algumas rua da Portela de Sintra

Os SMAS-SINTRA informam que no dia 16 de Abril (quarta-feira), poderão ocorrer perturbações ou interrupções no abastecimento de água, no período entre as 10h00 e as 17h00, afectando as seguintes ruas:
-Av. Dr. Álvaro Vasconcelos;
-Praça D. Afonso Henriques;
-Travessa da Portela.
Estas perturbações ou interrupções devem-se a obras de pavimentação na Av. Dr. Álvaro Vasconcelos.

domingo, 13 de abril de 2008

Rainer Ehrt venceu 4º World Press Cartoon

O artista alemão Rainer Ehrt venceu o grande prêmio do 4º World Press Cartoon, realizado em Sintra (região de Lisboa), com um retrato da União Européia (UE) representada como uma Torre de Babel.
"Torre de Bruxelas", publicado no jornal alemão Eulenspiegel em março de 2007, recria a famosa obra "Torre de Babel", de Pieter Bruegel, habitada nesta versão do século 21 por representantes dos 27 Estados-membros da UE.
"É uma representação do alargamento [ocorrido em 2007] e é a idéia de uma União Européia que se vai construindo peça a peça", disse à Agência Lusa o cartunista António, que presidiu o júri de atribuição dos prêmios do World Press Cartoon.
Com esta mesma obra, Rainer Ehrt, de 48 anos, venceu ainda na categoria de charge editorial.
O júri desta edição foi constituído por António Antunes, Cássio Loredano, Carlos Brito, Hemant Morparia e Habid Haddad.
Os prêmios foram entregues na sexta-feira são divididos em três categorias: charge editorial, desenho de humor e caricatura, aos quais se junta o grande prêmio, no valor de 20 mil euros (R$ 53,4 mil).
Na edição deste ano, o festival contou com a participação de 395 cartunistas de 67 países, somando 766 trabalhos.
LUSA

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Câmara de Sintra realoja famílias

A Câmara Municipal de Sintra realojou hoje, dia 11 de Abril, cinco agregados familiares no Bairro das Campinas, na Idanha, freguesia de Belas, famílias que estavam inscritas no Programa Especial de Realojamento de Sintra desde 1993.
Vinte e uma pessoas de etnia cigana receberam as suas casas novas, de tipologia T3 (sendo apenas um fogo T2).
Este realojamento permitiu a erradicação do núcleo de barracas designado por Bairro dos Desalojados, localizado ao cimo da Rua Joaquim Luís em Monte Abraão, freguesia de Monte Abraão.
O Bairro das Campinas é constituído por 48 fogos e localiza-se muito próximo do bairro de origem destas famílias (cerca de três km), tendo sido respeitada a proximidade geográfica com vista a manter as suas redes de apoio social, evitando-se assim o desenraizamento das famílias.

World Press Cartoon em Sintra

O World Press Cartoon, salão de referência no mundo do humor gráfico de imprensa nas áreas de cartoon editorial, caricatura e desenho de humor, dá início à sua 4ª edição no dia 11 de Abril, às 21H30, num espectáculo de entrega de prémios no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.
Num espectáculo animado por grandes nomes da música e do humor, como Rui Veloso, Pedro Tochas e “The man in coats”, serão conhecidas as obras vencedoras dos melhores cartoonistas do mundo, por entre as mais de 400 a concurso. Os prémios serão entregues por personalidades de várias quadrantes da vida política e cultural, como Fernando Seara, Rui Vilar, Henrique Granadeiro, António José Ferreira, Henrique Monteiro, entre outros.
Após a entrega de prémios será inaugurada a exposição do World Press Cartoon 2008 no Sintra Museu de Arte Moderna – Colecção Berardo, que estará patente ao público de 12 de Abril a 11 de Maio, de terça-feira a domingo entre as 10h00 e as 18h00, incluindo feriados, com entrada livre.
O World Press Cartoon 2008 tem como objectivo distinguir e dar a conhecer os melhores trabalhos produzidos e publicados em jornais ou revistas durante o ano de 2007. Esta edição recebeu um total de 766 trabalhos de 395 autores, publicados em 367 jornais e revistas de 67 países, dos quais 563 obras em plena conformidade com o regulamento.
Com a abertura do World Press Cartoon em Sintra cumpre-se o objectivo de criar um salão global com cartoonistas de todo o mundo. À semelhança do que aconteceu com as edições anteriores, também o World Press Cartoon 2008 vai correr diversos países, mantendo o seu carácter itinerante.
Info: CMS

terça-feira, 8 de abril de 2008

Assalto ao McDonald's de Mem Martins e São Marcos

Hoje, quando os empregados do McDonald's de Mem Martins se preparavam para iniciar mais um dia de trabalho, o inesperado aconteceu: De uma carrinha Audi A4, que posteriormente se veio a saber que tinha sido roubada momentos antes também em Mem Martins, saíram 4 jovens encapuzados, 3 deles munidos de pistola e outro com uma caçadeira, que irromperam pelo restaurante exigindo toda a quantia existente nas caixas registadoras. Pelo que o CORREIO DA CIDADE apurou, junto de uma testemunha que presenciou a ocorrência, o assalto decorreu sob a ameaça de armas de fogo, o pânico instalou-se entre os empregados, sendo que um deles chegou mesmo a estar com uma arma apontada à cabeça.
Uma vez que o assalto foi feito perto da hora de abertura do restaurante, a quantia roubada não foi elevada, segundo a mesma fonte confirmou ao CORREIO DA CIDADE, "não mais de mil euros". Os assaltantes eram todos jovens, "possivelmente com menos de 25 anos".
O clima de terror no McDonald's de Mem Martins não durou mais de 15 minutos, sendo que os assaltantes se puseram em fuga, tendo posteriormente assaltado também o restaurante do mesmo concessionário no TagusPark em São Marcos.
Após estes dois assaltos, a carrinha Audi A4, apenas com um dos assaltantes no seu interior, foi perseguida pelas autoridades até ao Bairro de Santa Filomena na Amadora, tendo no entanto o assaltante conseguido a fuga.

Edição do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins

Última edição do Correio da Cidade

Encontre nos locais habituais a última edição do Correio da Cidade de Algueirão-Mem Martins.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

CUSCS: As promessas não cumpridas na saúde

A Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde do Concelho de Sintra (CUSCS) criada no passado dia 7 de Março conta com mais de três dezenas de utentes do concelho. Segundo o seu porta-voz António Carrasco, esta comissão "nasce devido ao facto da população em geral considerar que existem lacunas gravíssimas no que diz respeito a cuidados de saúde no concelho de Sintra" e assim sendo, a CUSCS, "procura contribuir com a sua acção, na ajuda para a resolução dos problemas de saúde no concelho". Sendo ainda muito recente, a Comissão de Utentes dos Serviços de Saúde do Concelho de Sintra, pretende contribuir para que os utentes sintam que têm possibilidade de fazer chegar a sua voz às entidades responsáveis. Como problemas essenciais que devem ser resolvidos no concelho de Sintra, a Comissão aponta as promessas não cumpridas, de abertura de alguns centros de saúde no concelho, a criação das Unidades de Saúde Familiar, a gestão do Hospital Amadora-Sintra e o novo Hospital de Sintra.

Centros de Saúde: Uns em "vãos de escada", outros por abrir
António Carrasco, porta-voz da Comissão diz que existe em várias freguesias do concelho um défice de instalações de Centros de Saúde. Agualva e Mem Martins são locais que têm há muito tempo a promessa de construção de novas instalações, mas que até hoje não passam disso mesmo, promessas. Com o passar dos anos a densidade populacional destas freguesias aumentou muito e as instalações de saúde existentes tornaram-se insuficientes. Outro caso, este já a assumir um papel caricato é o do "novo" Centro de Saúde de Massamá. As novas instalações estão prontas há dois anos para serem abertas ao público mas continuam fechadas por "motivos que assumem um carácter surrealista", afirma António Carrasco. A extensão de Belas do Centro de Saúde de Queluz funciona num edifício sem condições, com uma "sala de espera mínima que quando está cheia faz com que as pessoas tenham que esperar na rua e com gabinetes de atendimento no segundo andar, tendo como único acesso uma escada, o que para pessoas idosas ou com problemas de movimento é impensável".

Unidades de Saúde Familiar
Outra das questões colocadas a António Carrasco está relacionada com as Unidades de Saúde Familiar. Para o porta-voz da CUSCS, estas unidades podem vir a ser muito úteis, desde que "não se retirem profissionais dos Centros de Saúde para os colocar nas Unidades de Saúde Familiar". António Carrasco entende que qualquer reorganização que tenha em vista melhorar os serviços é "bem-vinda".

Muitos utentes para poucos médicos
Segundo os dados de 2006 da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo estavam inscritos nos Centros de Saúde de Sintra (6 Centros de Saúde e 17 extensões) cerca de 390 mil utentes, dos quais 85 mil não tinham médico de família. Em Sintra existem 173 médicos e 175 enfermeiros, o que resulta num rácio médico-utente de 2257 utentes para cada médico. António Carrasco considera estes números dignos de um país subdesenvolvido, sendo esta outra batalha pela qual a CUSCS se bate.

Manifestação a 5 de Abril
A CUSCS, organizou sábado, dia 5 de Abril, pelas 15 horas, a 1ª Marcha Pela Saúde. Com início junto ao Centro de Saúde de Queluz, terminou no Hospital Amadora-Sintra. A comissão de utentes acredita que, sendo este um direito pelo qual toda a população deve lutar, a marcha não podia senão ter tido uma grande mobilização. A iniciativa como lema, "Melhor saúde em Sintra, um direito de todos para todos", pretendeu dar voz aos problemas da saúde no concelho. [documento aprovado no final da iniciativa]

Novo Hospital de Sintra
Os dedos de uma mão não chegam para contar as promessas feitas relativamente à construção do novo Hospital de Sintra. António Carrasca faz inclusivamente questão de as enunciar:
-11 de Março de 1999: Anunciado por António Guterres: "Novo Hospital de Sintra em 2003"
-Diário Económico (3 de Agosto de 1999): "Ministério negoceia com José Manuel de Mello. Concelho de Sintra vai ter novo Hospital"
-Jornal de Notícias (16 de Dezembro de 1999): "Hospital de Sintra arranca em 2000. A garantia foi dada por Edite Estrela na sessão da Assembleia Municipal"
-Jornal Público (29 de Janeiro de 2003): "Hospital de Sintra quase certo junto à Escola Nacional de Bombeiros. Ideia inicial de erguer unidade junto à estação da Portela foi abandonada"
-Euronotícias (13 de Junho de 2003): "Braga, Sintra e Algarve são os Hospitais para 2004"
-Notícias da Manhã (4 de Janeiro de 2007): "Ministério da Saúde anuncia novo Hospital em Sintra. Unidade a gerir por privados".
Já este ano, em Janeiro, o Ministro Correia de Campos promete também um novo Hospital em Sintra. A Comissão de Utentes pergunta: Então para quando um novo Hospital para o segundo maior concelho do pais em termos populacionais?


Publicado nas edições do Correio da Cidade
Hugo Calado com Filipe Miguel

Francisco Louçã em Sintra

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda visita hoje, pelas 15h, o tribunal de Sintra, para conhecer as suas condições de funcionamento. Durante a visita, que conta com a presença de Francisco Louçã, irá ocorrer uma reunião de trabalho com representantes dos agentes judiciários, para debater as perspectivas que esta reforma abre aos serviços e aos profissionais.
Esta iniciativa surge numa altura em que se discute a reforma territorial dos serviços de justiça, estando prevista, na circunscrição de Sintra, a instalação de uma das “experiências piloto” do novo mapa judiciário.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

80 chafariz e 42 nascentes perigosas em Sintra

Todas as 42 nascentes do concelho de Sintra analisadas por um grupo de peritos contêm água imprópria para consumo, tendo sido recomendada à Autoridade de Saúde a afixação de avisos à população e o encerramento de algumas bicas e fontanários.
As conclusões das análises, efectuadas por investigadores do Instituto Nacional Ricardo Jorge, foram ontem divulgadas no 9º Congresso da Água, que decorre até hoje no Estoril, e mostram que 38 das 42 nascentes estudadas contêm água classificada de “alto risco” para a saúde pública devido a contaminação fecal.
“A origem dessa contaminação pode estar relacionada com fossas sépticas, rupturas na rede de esgotos ou até, no que respeita às nascentes em meios rurais, por causa dos dejectos de galinhas ou ovelhas”, explicou à agência Lusa Maria Helena Rebelo, uma das autoras do estudo. Muitas dessas bicas e fontanários, com água de nascentes naturais, continuam a ser muito procuradas pela população local, que chega a fazer fila para poder encher os seus garrafões.
Mas hoje, Luís Simões, administrador do SMAS, admitiu à rádio Renascença que a situação é mais problemática do que o estudo do Instituto Nacional Ricardo Jorge revela. Segundo esse responsável são cerca de 80 os chafarizes públicos de Sintra com água imprópria para consumo. Para já, foram colocadas placas de aviso provisórias nos 38 nascentes identificadas pelo Instituto Nacional Ricardo Jorge, um trabalho que começou assim que o SMAS recebeu o relatório, no final de Março, explica Luís Simões. A partir de meados da próxima semana começarão a ser colocadas placas definitivas nos cerca de 80 chafarizes do concelho de Sintra com água imprópria para consumo.
FM com LUSA

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Última edição do Correio da Cidade

Encontre nos locais habituais a última edição do Correio da Cidade de Agualva-Cacém.